Vinicius Rios Barros

Avaliação da Evapotranspiração Utilizando o Algorítmo Sebal e Imagens LANDSAT5-TM - Estudo de Caso: Bacia do Rio Piabanha/RJ

Otto Corrêa Rotunno

Daniel Fonseca de Carvalho

Na literatura hidrológica, a quantificação dos termos de chuva e vazão tem recebido maior atenção no cálculo do balanço hídrico de bacias hidrográficas quando comparada com a avaliação do termo de evapotranspiração. Por outro lado, estimativas globais quantitativas de evapotranspiração em áreas continentais indicam a necessidade de aprofundamento no estudo dessa variável hidrometeorológica. Neste trabalho, são discutidas as estimativas da evapotranspiração em escala regional por meio de dados de sensoriamento remoto em quatro diferentes dias. Para a estimativa da evapotranspiração e dos componentes do balanço de energia, foram utilizados dados do satélite Landsat5-TM e o algoritmo SEBAL. Para a verificação dos resultados da evapotranspiração, foram utilizados dados meteorológicos das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nas cidades de Petrópolis e Teresópolis, e dados meteorológicos da estação do projeto de estudos integrados de bacias experimentais (EIBEX), desenvolvido no âmbito da COPPE/UFRJ em parceria com a CPRM. A bacia do rio Piabanha possui área de 2049 km², com regiões bastante heterogêneas, tanto sob o aspecto de relevo como de uso e cobertura do solo. Os resultados indicaram desempenhos bastante satisfatórios entre as estimativas da evapotranspiração local e da evapotranspiração na escala da bacia, sugerindo, assim, que há complementaridade e sinergia entre os resultados obtidos com o uso do SEBAL aplicado às imagens Landsat5-TM para a região, caracterizando-se esse algoritmo como uma importante ferramenta na gestão dos recursos hídricos.

In the hydrological literature, quantification of the terms of rainfall and water flow rate has received increased attention in the calculation of water balance of watersheds compared to the evaluation of the term evapotranspiration. On the other hand, global quantitative estimates of evapotranspiration in continental areas indicate the need for further study of this hydrometeorological variable. In this work, we discuss the estimates of evapotranspiration at a regional scale using remotely sensed data on four different days. Landsat5-TM satellite data and the SEBAL algorithm were used in the estimation of evapotranspiration and energy balance components. We used data from meteorological stations of the National Institute of Meteorology (INMET), in the cities of Petrópolis and Teresópolis, jointly with the meteorological station of the project named integrated studies of experimental basins (EIBEX), developed at COPPE/UFRJ in partnership with CPRM. The Piabanha river watershed has an area of 2049 km2, with heterogeneous regions due to relief and due to soil use and land cover. The results showed satisfactory performance between the estimates of local evapotranspiration and evaporation at the basin scale, thus suggesting that there is complementarity and synergy between the results obtained using SEBAL applied to Landsat5-TM images for the region, highlightning the referred algorithm as an important tool in the management of water resources.