Premiações

Premiações 2018

 

dsc 6862 0                      O pesquisador da Coppe/UFRJ, Albino Ribeiro Neto, foi agraciado com o prêmio Outstanding Reviewer, concedido pela editora Elsevier. Doutorando do Programa de Engenharia Civil, Albino recebeu o prêmio em reconhecimento à sua destacada contribuição ao longo de 2017, tendo revisado 14 artigos (em um total de 633 páginas) para o periódico Renewable & Sustainable Energy Reviews (classificado como Qualis A1).
     
crea juan  
Recebemos dois prêmios relativos ao VI Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2017 correspondentes a trabalhos de mestrado e doutorado desenvolvidos no PEC-COPPE/UFRJ: 1)  estudante de mestrado Juan Pereira Colonese (CEPEL -Centro de Pesquisa da Eletrobras) e 2) estudante de doutorado Lígia Maria Nascimento de Araujo (ANA - Agência Nacional de Águas). 
 
O primeiro trabalho (Juan) é de notável importância para a operação do setor elétrico brasileiro, na medida que opera sobre diferentes cenários de precipitações e impactos hidrológicos na produção e na geração de energia elétrica para o país, levando-se em conta extremos hidrológicos abrangendo períodos de cheias e de secas. 
 
O segundo trabalho (Ligia)  versa sobre a consolidação de estratégia de pesquisa em bacias experimentais, notadamente na bacia do rio Piabanha, situada na região serrana do Rio de Janeiro. Nessa região, o PEC-COPPE/UFRJ por meio de seu Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (LABH2O), liderou iniciativa de implantação de projeto nominado EIBEX - Estudos Integrados em Bacias Experimentais, que conta com o apoio de diversas instituições educacionais, do estado e nacionais,  parceiras e contribuintes ao projeto. Saliente-se especial apoio da CPRM, que tem aportado esforços e recursos, desde a sua concepção inicial, para implantação da diretriz de desenvolvimento de pesquisas e tecnologias em bacias experimentais e representativas. 
     
ppt983D.pptm Salvo automaticamente   No dia 06/06/2018 o Prof. Luís Volnei Sudati Sagrilo, do Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (LACEO) do PEC/COPPE, recebeu no evento internacional Subsea Forum Rio 2018, organizado pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e pela SPE (Society of Petroleum Engineers), o Prêmio de Profissional da Academia (Academia Professional Award) em reconhecimento às suas contribuições para a indústria do petróleo na área de Subsea Engineering, principalmente em projetos de extensão de vida útil de dutos submarinos.

2017

                      Marcos Antonio Fritzen ganhador do 1º lugar na categoria de melhor Tese de Doutorado do PREMIO Cátedra Abertis-USP em Gestão de Infraestrutura de Transportes, com a tese DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA PARA PREVISÃO DO DANO POR FADIGA EM PAVIMENTOS ASFÁLTICOS, orientado pela Profa. Dra. Laura Maria Goretti da Motta.  
       
ice2017  

O artigo "Ground improvement of soft soil by geotextile-encased columns" foi selecionado para o prêmio  Overseas Prize (Mokshagundam Visvesvaraya award) no ICE Publishing award que será realizado em outubro de 2017. Os autores do artigo são Iman Hosseinpour,  Marcio S. S. Almeida e Mario Riccio.

 
       
anpet2017  


Alunos do Programa de Engenharia Civil ganham Prêmio ANPET de produção científica 2017:
Gustavo Adolfo Badilla Vargas, Alex Duarte de Oliveira com a orientação do Professor Francisco Thiago Sacramento Aragão - INFLUÊNCIA DA TAXA DE PROPAGAÇÃO DE FISSURAS NA SIMULAÇÃO E CÁLCULO DE PROPRIEDADES DE FRATURA DE MISTURAS DE AGREGADO FINO

Thaísa Ferreira Macedo, Patrícia Hennig Osmari com a orientação dos Professores Francisco Thiago Sacramento Aragão, Leni Figueiredo Mathias Leite e Renata Antoun Simão - AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS COM LIGANTE ASFÁLTICO POR MEIO DE IMAGENS DE TOPOGRAFIA COM O USO DO AFM

 
       
premio  

Dois de nossos alunos foram agraciados com o prêmio trienal da AEERJ:

Prêmio AEERJ 2017 - Prof.Dirceu de Alencar Velloso - tese de doutorado: 1º lugar para Dimas Aland Strauss Rambo.

Prêmio AEERJ 2017 - Prof. José Luiz Cardoso - tese de mestrado: 3º lugar para Roney de Moura Gomes.

 
       
romildo  

Romildo Dias Toledo Filho, professor titular do Programa de Engenharia Civil (PEC) foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e se juntou aos professores Luiz Bevilacqua, professor emérito, e Nelson Francisco Favilla Ebecken, professor titular, também do PEC e mebros titulares da ABC.

 
       
willy 1  

O professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, Willy Lacerda, recebeu o título de Engenheiro Eminente concedido pela Associação dos Antigos Alunos da Politécnica. 
Já receberam essa homenagem, que é prestada anualmente a destacados engenheiros, os professores Flavio Henrique Lyra, Dirceu Alencar Velloso, Sandoval Carneiro Jr, Francis Bogossian, Bruno Contarini, Fernado Emmanuel Barata, Jerson Kelman e Flavio Miguez de Mello.

 

 

2016

 

  O livro "Drenagem Urbana", dos autores Marcelo Gomes Miguez (Profº Pleno PEC-COPPE/UFRJ e Escola Politécnica/UFRJ), Aline Pires Veról (Profª Colaboradora PEC-COPPE/UFRJ e FAU/UFRJ) e Osvaldo Moura Rezende (Sócio Fundador da AquaFluxus Consultoria Ambiental em Recursos Hídricos e Doutorando COPPE/UFRJ), publicado pela Editora Elsevier em 2015, foi premiado com o 3º lugar, na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática do 58º Prêmio Jabuti (mais importante prêmio literário do Brasil).
                                            
    Seyedhamed Mirmoradi (aluno do PEC), vencedor do Prêmio Costa Nunes da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) pela melhor tese de doutorado em Engenharia Civil e Geotecnia defendida no país no biênio 2014-2015.
     
  Prêmio Salomão Pinto pela melhor tese de Douturado em Pavimentação Asfáltica do biênio 2014/2016 - Marcos Antônio Fritzen.
     
 

Prêmio Hélio Farah - Comissão de Asfalto, pela apresentação do trabalho: IPBs42_16 - Efeitos do Envelhecimento Térmico e Fotoquímico em Ligantes Asfásticos e Mástique.

Autores: Margareth Carvalho Coutinho Cravo, Laura Maria Goretti da Motta e Leni Figueiredo Mathias Leite

     
   

Prof. Fernando Artur Brasil Danziger foi escolhido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) para proferir a "Palestra Milton Vargas" de 2016 pelo Brasil.

 

     
   

Vale-Capes premia pesquisas da Coppe que reduzem impacto ambiental- Alex Neves Jr foi premiado pela tese intitulada “Captura de CO2 em Materiais Cimentícios através da Carbonatação Acelerada”

     
   

O aluno George Carneiro Campelo e o Profs. Gilberto Bruno Ellwanger e José Renato Mendes de Sousa ganham Prêmio Gilberto Velho de Teses - Tese Inovadora.

2015

 

 

Projetos da Coppe e Petrobrás conquistam  Prêmio  ANP   de Inovação

2014

 

  Graziella Maria Faquim Jannuzzi, ganhadora do 3º lugar do prêmio AEERJ – Dirceu de Alencar Velloso de 2014, pela  tese de Doutorado, sob orientação dos Professores Fernando Artur Brasil Danziger e Ian Schumann Marques Martins. 
     
  Diego Arthur Hartmann, ganhador do 1º lugar do Prêmio AEERJ- José Luiz Cardoso de 2014, pela dissertação de Metrado, sob orientação dos Professores Márcio de Souza Soares de Almeida e Maria Cascão Ferreira de Almeida.
     
  Edmundo Guimarães de Araujo Costa, ganhador do 2º lugar do Prêmio CREA 2014, pela tese de Doutorado sob orientação do Professor José Antonio Fontes Santiago  e co-orientação do Professor Luís Manuel Cortesão Godinho.
     
  Aline Pires Veról, ganhadora do 1º lugar do Prêmio CREA 2014, pela tese de Doutorado sob orientação do Professor Marcelo Gomes Miguez.
     
  Juliana Martins Bahiense, ganhadora do 2º lugar do Prêmio CREA 2014, pela Dissertação de Mestrado sob orientação do Professor Marcelo Gomes Miguez.
    Carlos Gouveia Riobom Neto, ganhador do 1º lugar do Prêmio CREA 2014, pela Dissertação de Mestrado sob orientação do Professor José Antonio Fontes Santiago.
     
  Fernanda Ledo Gonçalves Ramos , ganhadora do 3º lugar do Prêmio CREA 2014, pela tese de Doutorado sob orientação do Professor Alexandre Gonçalves Evsukoff e co-orientação do Professor Fernando Pellon de Miranda.

 

2013

 

Prêmio Capes de Tese 2013 - O Aluno Luciano Nóbrega Rodrigues Xavier e seu Orientador, o Professor Otto Corrêa Rotunno Filho

  Prêmio Capes de Tese 2013 - Distinção ao Programa de Engenharia Civil

 

 

2012

  O Professor Mauricio Ehrlich recebeu certificado do evento "International Geosynthetics society"
     
 

Prêmio Capes de Tese 2011 - Menção Honrosa para o Programa de Engenharia Civil

     

 

Prêmio IACM Fellow Award 2012 - Professor Álvaro Coutinho

     

 

Prêmio Capes de Tese 2012 - Menção Honrosa para a Tese do aluno Felipe dos Santos Loureiro, defendida no ano de 2011, sob orientação do professor Webe João Mansur.

     

2011

  

   

Menção Honrosa Leida Borba- 1° lugar, Trabalho Científico, Categoria Poster Marcilia Helena de Souza Mascarenhas e Monica Caruso Stoque.

     

Prêmio Capes de Tese 2011 - A Aluna Joecilda Santos da Silva  e  seu  Orientador o Professor Otto Corrêa Rotunno Filho.

     
     

2010

  Prêmio Comissão de Asfalto honra ao mérito para a profª. Laura Maria Goretti da Motta
     
  Prioridade Rio 2010 - Romildo Dias Toledo Filho
     
  Prêmio Instituto Militar de Engenharia Amigo do IME 2010 Laura Maria Goretti da Mota
     

  Jovem Cientista do Nosso Estado 2010 Marcos Martinez Silvoso
     

  Cientista do Nosso Estado 2010 Breno Pinheiro Jacob Romildo Dias Toledo Filho
     
  Grande Prêmio Capes de Tese 2010 - O aluno Augusto Cesar Vieira Getirana e seus Orientadores os professores Otto Corrêa Rotunno Filho e Webe João Mansur
     

 

2009

 

Rio Pipeline Conference 2009. O prêmio foi conferido a alguns autores
do  Lab. de    Análise    e    Confiabilidade   de    Estruturas   offshore  
(LACEO)   do     PEC ,    e    a  Carlos   Alberto     Duarte  de   Lemos  
( PETROBRAS / CENPES / TS ) .

 

Prêmio Regional da TWAS O Professor Emérito Luiz Bevilacqua, do
PEC, recebeu o Prêmio Regional da TWAS em 20 de outubro,  
na cidade de Durban,  na África do Sul.

 

O Professor Nelson Francisco Favilla Ebecken, do PEC, foi eleito
membro da Academia de Ciências do Mundo em
Desenvolvimento – TWAS, na área  de Ciências da Engenharia

 

Prêmio Capes de Tese 2008  Menção Honrosa para o PEC,
para o professor Eduardo  de  Miranda  Batista  pela orientação  
e  para  o aluno  Tiago José Limoeiro de Oliveira pela tese.

  Prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer - Prof. Romildo Dias Toledo Filho

 

2008

 

  Prêmio da ABRACO - Prof. José Antônio Fontes Santiago, Prof. José Claudio de Faria Telles, Prof.ª Simone Brasil - EQ da UFRJ
     
  Prêmio AEERJ - Prof. Dirceu Velloso - Mario Vicente Riccio Filho (tese de doutorado - 1º lugar), Gustavo Vaz de Mello Guimarães (dissertação de mestrado -  2º lugar)
     
  Prêmio COPPE Mérito Acadêmico 2007 - Prof. Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho
     
  Prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer - Prof. Eduardo de Moraes Rego Fairbairn
     
  Prêmio de Melhor Tese de Doutorado na Área de Materiais de 2008 - Engº. Guilherme Chagas Cordeiro
     
  Prêmio Ordem do Mérito Aeronáutico - Profª. Laura Maria Goretti da Motta
     

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save