Isolina Severo Sanchotene

 

Título



Técnicas de Virtual Heritage (VH) e as Legislações Brasileiras Aplicadas ao Patrimônio Cultural Estudo de Caso: Campo de Sant´Anna

Orientador(es)



Luiz Landau

Resumo



O presente trabalho apresenta as considerações para expandir o uso, o valor e a eficiência da tecnologia de Realidade Virtual (RV) para interpretação e a análise do Patrimônio Cultural no Brasil. Tem como finalidade incrementar as necessidades das comunidades acadêmicas, de arquitetos, de historiadores, de pesquisadores, de planejadores e administradores privados e públicos no acesso ao conhecimento de uma variedade de técnicas disponíveis para trabalhar com Virtual Heritage (VH) no desenvolvimento de ambientes sintéticos. Ao longo deste estudo serão apresentadas três abordagens: a primeira sobre requisitos do sistema a serem empregados (básicos, esperados e os visuais adicionais), acrescidos de tópicos sobre a memória nacional e uma análise das legislações vigentes no país tais como: Lei Rouanet, Lei Sarney etc. A segunda abordagem apresentara definições de Realidade Virtual (RV) e Virtual Heritage (VH), além de abordar uma visão das ferramentas disponíveis para criação de ambientes sintéticos em Virtual Heritage (VH). A terceira abordagem trata se de um estudo de caso sobre o Campo de Sant´Anna, no qual será apresentado um histórico, levantamentos sobre o local e o seu entorno, acrescidos de um estudo com as aplicações das legislações vigentes e pertinentes no país sobre Patrimônio Cultural do Campo de Sant´ Anna e a utilização de algumas das ferramentas descritas e pesquisadas para produzir alguns ensaios de protótipos para visualização da área atual do campo de Sant´ Anna e de uma forma geral proporcionar dados para uma implementação futura de uma linha de pesquisa.

Abstract



The present work displays the ways to enlarge the use, value and efficiency of the technology of Virtual Reality (VR) for interpretation and analysis of the Cultural Patrimony in Brazil. To make available the access of academic communities, architects, historians, researchers, private and public planners and administrators to the knowledge of a variety of available techniques to work with Virtual Heritage (VH) in synthetic environment development.In this study we'll consider three aproaches, the first one about requirements of the system to be employed (basic, expected and additional visuals) increased of topics on the national memory and an analysis of the current legislations in the country such as : Lei Rouanet, Lei Sarney and more. The second one presents definitions of Virtual Reality (VR) and Virtual Heritage (VH) and aproach a vision of the available tools for synthetic environment creation in Virtual Heritage (VH). The third one deals with a case study on the Campo de Sant'Anna, in which will be presented a description and informations about the place and its surroundings beside a study with the applications of the current and pertinent legislations in the country about Campo de Sant'Anna's Cultural Patrimony and the use of some of the tools described and researched to produce some archetypes for visualization of the current area of the Campo de Sant'Anna and in the end to give enough data for a future line of research.

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