Hérika Braga de Freitas

Misturas Asfálticas De Módulo Elevado Com Uso De Escória De Aciaria Como Agregado

Laura Maria Goretti da Motta

Verificou-se a possibilidade do uso de uma escória de aciaria como agregado em misturas asfálticas de módulo elevado. Foram adotados uma única curva granulométrica, com 97% de escória e 3% de cal, e três tipos de ligantes (CAP 30/45, Resíduo de Vácuo e CAP 30/45 com 4% de SASOBIT) para as misturas em estudo. Além destas misturas com escória, estudou-se também misturas com a mesma granulometria e tipos de ligante, porém com um agregado convencional para fins de comparação. Todas as misturas foram caracterizadas mecanicamente através dos ensaios de Módulo de Resiliência, Resistência à Tração estática por compressão diametral, fadiga por compressão diametral à tensão controlada e compressão axial estática (creep estático). Com base nos dados destes ensaios, realizou-se um estudo numérico, através do programa FEPAVE2, para avaliar o desempenho das misturas estudadas no dimensionamento de uma estrutura de pavimento rodoviário. A escória de aciaria deste estudo mostrou-se adequada para ser utilizada como agregado em misturas asfálticas de módulo elevado. Para a maioria das análises realizadas, os melhores resultados foram obtidos nas misturas compostas pelo ligante com SASOBIT. Como exemplo, tem-se o dimensionamento com o FEPAVE2, em que se obteve estruturas menos espessas ao utilizar as misturas com o referido ligante. Dentro deste contexto, as misturas com a escória testada apresentaram melhor desempenho mecânico em relação àquelas com agregado convencional, embora com teor ligeiramente maior de ligante.

The possibility of using an steel slag as gravel in high modulus asphalt mixtures was verified. A single granulometric curve was adopted, with 97% of steel slag and 3% of lime, and three cements types (CAP 30/45, Residue of Vacuum and CAP 30/45 with 4% of SASOBIT) for the study mixtures. Besides these mixtures with steel slag, it was also studied, for comparison, mixtures with the same granulometry and cement types, however with a conventional gravel. All the mixtures were characterized mechanically through the testing of Resilient Modulus, Static Tensile Strength, fatigue of diametrical compression under controlled stress and static creep. Considering the data of these tests, a numerical study, using the FEPAVE2 program, was made to evaluate the performance of the studied mixtures in the design of a road pavement structure. The steel slag used in this study was shown appropriate to be used as gravel in high modulus asphalt mixtures. For the majority of the accomplished analyses, the best results were obtained with the mixtures composed by the asphalt cement with SASOBIT. As an example, the analysis using the FEPAVE2 program have shown that thinner structures may be adopted when using the mixtures with that referred asphalt cement. Within this context, the mixtures with the tested steel slag presented better mechanical performance than those with conventional gravels, though with greatest of asphalt cement’s tenor.