Nailton Silva Costa Mafra
Título
CARACTERIZAÇÃO REOLÓGICA DE LIGANTE ASFÁLTICO MODIFICADO COM POLIETILENO TEREFTALATO (PET) PÓS-CONSUMO DESPOLIMERIZADO
Resumo
O uso de materiais alternativos na pavimentação asfáltica vem sendo fruto de diversas pesquisas nos últimos anos, tendo destaque para a incorporação de resíduos de polímeros junto aos ligantes asfálticos. Nesse cenário, inclui-se o plástico polietileno tereftalato (PET), que é utilizado principalmente na fabricação de embalagens, e tem se tornando um grande problema ambiental devido ao seu descarte de forma irregular no meio ambiente. Utilizar as partículas de PET no asfalto pode fornecer uma solução ambientalmente correta para solucionar esse problema e contribuir para o avanço dos estudos sustentáveis na indústria da pavimentação. Assim, este trabalho avaliou o desempenho de oligômeros de PET oriundo do processo de reciclagem química como um modificador do ligante asfáltico. As misturas do PET com o ligante asfáltico foram produzidas por processo de incorporação úmido, por meio de um misturador de alto cisalhamento. No estudo, foi variado o teor de PET, condicionando a mistura a um tempo de agitação, velocidade e temperatura pré-definidos. As amostras produzidas foram submetidas a ensaios de laboratório para a caracterização de propriedades reológicas e físicas em diferentes temperaturas e condições de envelhecimento, seguindo as normas indicadas pela especificação Superpave e parâmetros de avaliação de comportamento reológico. Os resultados obtidos indicam que o uso do material incorporado ao ligante asfáltico confere melhoria de desempenho e que é uma estratégia interessante para aumentar a sustentabilidade na indústria de pavimentação asfáltica e contribuir para minimização de impactos ao meio ambiente.
Abstract
The use of alternative materials in asphalt paving has been the subject of several studies in recent years, with emphasis on the incorporation of polymer waste with asphalt binders. In this scenario, polyethylene terephthalate (PET) plastic is included, used mainly in the manufacture of packaging, and has become a major environmental problem due to its irregular disposal in the environment. Using PET particles in asphalt can provide an environmentally friendly solution to solve this problem and contribute to the advancement of sustainable studies in the paving industry. Thus, this work evaluated the performance of PET oligomers from the chemical recycling process as an asphalt binder modifier. The mixtures of PET with asphalt binder were produced by a wet incorporation process using a high shear mixer. In the study, the PET content was varied by conditioning the mixture to a predefined agitation time, speed, and temperature. The produced samples were submitted to laboratory tests for rheological and physical properties characterization at different temperatures and aging conditions, following the standards indicated by the Superpave specification and rheological behavior evaluation parameters. The results obtained indicate that the use of the material incorporated into the asphalt binder provides improved performance and is an interesting strategy to increase sustainability in the asphalt paving industry and contribute to minimizing impacts on the environment.