Nivalda Aparecida Condé de Oliveira
Título
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE UMIDADE PÓS-COMPACTAÇÃO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE TRÊS SOLOS TÍPICOS DE SUBLEITOS RODOVIÁRIOS BRASILEIROS
Resumo
Este trabalho avalia a influência da variação de umidade pós-compactação e da sucção no comportamento mecânico de três solos, por meio de ensaios triaxiais de cargas repetidas. Os ensaios foram realizados em corpos de prova compactados na umidade ótima e posteriormente submetidos a saturação ou secagem ao ar. Para avaliação da sucção as curvas de retenção foram determinadas por meio de ensaios realizados nos equipamentos HYPROP e Extrator de Richards. Adicionalmente, com os resultados obtidos foram realizadas simulações no programa MeDiNa a fim de avaliar os efeitos da variação de umidade pós-compactação no dimensionamento de pavimentos. Verificou-se que a secagem ao ar causou uma pequena redução nas deformações permanentes, enquanto a saturação produziu um aumento significativo, ao contrário do comportamento observado para os ensaios de módulo de resiliência. Além disso, constatou-se que com o acréscimo da sucção o módulo de resiliência aumenta e a deformação permanente diminui. No dimensionamento de pavimentos, foi observado que o acréscimo da umidade pós-compactação pode fazer com que um pavimento, projetado com parâmetros obtidos na umidade ótima, atinja a porcentagem de área trincada e/ou afundamento de trilha de roda máximo recomendado pelo programa antes do fim da sua vida útil. Ademais, este trabalho contribuiu para a ampliação do banco de dados do programa MeDiNa, principalmente por incorporar condições de umidade diferentes da ótima.
Abstract
This work evaluates the influence of the variation of post-compaction humidity and of the suction in the mechanical behavior of three soils, through triaxial tests of repeated loads. The tests were carried out on specimens compacted at optimal humidity and subsequently submitted to saturation or air drying. In order to evaluate the suction, the retention curves were determined through tests carried out in the HYPROP and Richards Extractor equipment’s. Additionally, with the results obtained, simulations were performed in the MeDiNa program in order to evaluate the effects of post-compaction moisture variation on pavement design. It was found that air drying caused a small reduction in permanent deformations, while saturation produced a significant increase, contrary to the behavior observed for the resilience modulus tests. In addition, it was found that with the addition of suction, the resilience modulus increases and the permanent deformation decreases. In the design of pavements, it was observed that the addition of post-compaction humidity can make a pavement, designed with parameters obtained in the optimal humidity, reach the percentage of cracked area and/or maximum wheel track sinking recommended by the program before the end of its useful life. Furthermore, this work contributed to the expansion of the database of the MeDiNa program, mainly by incorporating humidity conditions different from the optimum.