Marcelo Gomes Rios Filho

Comportamento de Um Aterro Compactado em Campo e Laboratório

Márcio de Sousa Soares de Almeida e Maurício Ehrlich

Parte do presente trabalho foi desenvolvido dentro de uma obra com aproximadamente 200.000 m3 de aterro na Avenida Ayrton Senna Nº 5555 on de será construída uma Escola Modelo de Ensino Médio de SESC na Barra da Tijuca município do Rio de Janeiro - RJ. O trabalho aqui apresentado trata-se de um caso real, onde foi analisado o comportamento mecânico do solo compactado em campo e em laboratório, incluindo a influência da sucção. para tanto, foram realizados ensaios de caracterização (granulometria com e sem sedimentação, limites de liquidez e plasticidade e densidade real), compactação e adensamento onde verificou-se que o material estudado apresenta uma boa homogeneidade dentro da massa do aterro. Realizaram-se também, ensaios triaxiais convencionais saturados (CD) e não saturados, com e sem medidas direta de sucção (UU, CW, CUW), bem como ensaios de papel filtro para obtenção da curva de retenção da massa do aterro, todos com amostras indeformadas coletadas no local estudado. Ainda dentro do escopo do trabalho foi realizada uma instrumentação do aterro com Tênsiometros, TDR's, Geotermômetros e Equitênsiometros, nele foi colocado um conjunto com um equipamentos de cada acima mencionado, em quatro camadas sobrepostas do aterro com o intuito de medir, ao longo do tempo, a sucção, a umidade, e a temperatura, in situ. Os equipamentos mostraram-se eficientes, rápidos e fáceis de serem instalados, com resultados confirmados através da comparação com os ensaios realizados em laboratório.

This study was developed in approximately 200.000 m3 of embankment in the Avenida Ayrton Senna nº 5555, where a Model School of SESC will be built in to Barra da Tijuca municipal district of Rio de Janeiro - RJ. The work here presented it is a real case, where the mechanical behavior of the compacted soil in field and loboratory conditions, including the influence of the suction. An extensive experimental programme was done, including grain size analysis, Atterberg limits and indices, specific gravity test, Proctor Normal compaction and consolidation tests. The obtained results show taht the embankment material is homogeneous. Additional tests were done, including saturated and unsaturated coventional triaxial tests with suction measures (UUW, CD, CW, CUW). The retention curve also was obtained using paper filter tests in undisturbed samples. The embankment also was monitored with Tensiometers, TDR's Geotermometers and Equitensiometers, into four layers for measuring suction, humidity and temperature along the time. The equipments were efficient and show fast and easy instalation. Their results were verified using the laboratory tests.