Maria Alice da Silva Ferreira

Aplicação de Modelos de Avaliação Qualitativa e Quantitativa dos Percolados Gerados em um Aterro Sanitário

Claudio Fernando Mahler

O presente trabalho teve como objetivo a avaliação do volume de percolado produzido no aterro sanitário da CTR de Nova Iguaçu utilizando-se o método clássico do balanço hídrico na cobertura, um dos mais aplicados no Brasil para estimativa da quantidade de percolados produzidos pelos resíduos sólidos municipais, e o modelo Moduelo 2, que estima a vazão do percolado considerando a biodegradação da matéria orgânica. O Moduelo 2 cedido pela Universidade da Cantabria, trata-se de um modelo numérico tridimensional desenvolvido para estimar a qualidade e a quantidade do percolado produzido em aterros sanitários. Uma análise de sensibilidade foi desenvolvida para melhor compreensão das variáveis paramétricas utilizadas na simulação do modelo. Os resultados obtidos sugerem que a composição dos resíduos e dos dados climáticos são os fatores que mais afetam a qualidade e quantidade do percolado. A qualidade do percolado foi principalmente controlada pelas taxas de hidrólise e pela biocinética da matéria orgânica e a quantidade produzida é afetada principalmente pela infiltração e características físicas dos resíduos. As limitações dos métodos foram discutidas e os resultados confirmaram a grande dificuldade na reprodução das condições reais dos experimentos.

The aim of this project was to estimate the volume of leachate produced in Nova Iguaçu landfill using the water balance classic method, which is the most used in Brazil to evaluate the quantity of leachate generation by municipal solid waste landfills, and the model Moduelo 2 to estimate the discharge volume considering the organic matter biodegradation. The program tested Moduelo 2 is a three dimensional numerical model developed at Cantabria University, Spain to estimate the quality and quantity of the leachate produced in sanitary landfills. A sensitivity analysis was performed to understand the model parameters variation in simulation results. The parameters evaluated were BOD, COD and NH4 concentrations in the leachate. The results of model applications suggested that the waste composition and the climatic data are the most important factors affecting the quantity and quality of the leachate. The quality was mainly controlled by the hydrolysis rate and biokinetics of organic matter in the system and leachate quantity was mostly affected by moisture infiltration and physical characteristics of the waste. The limitations of both methods are discussed and the results confirmed the difficulties to reproduce the actual conditions of the experiments in the modelling.