Ian Augusto Souza Leão de Sales

 

Título



Estudos numéricos e analíticos de aterros estaqueados reforçados

Orientador(es)



Maurício Ehrlich

Resumo



Este trabalho descreve um estudo numérico e analítico no qual buscou-se um melhor entendimento do mecanismo de arqueamento no solo reforçado e suas conseqüências na distribuição de tensões no sistema solo-reforço-estaca. Verificaram-se disposições construtivas de forma a reduzir o recalque pós-construtivo e otimizar o emprego dos reforços. O problema foi modelado de forma bidimensional através do Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o programa CRISP-90. Foi utilizada a modelagem hiperbólica para a simulação do corpo de aterro, enquanto que para argila mole foi utilizado o modelo elástico. Um método analítico foi proposto e foi verificada a coerência das suas hipóteses e previsões com os resultados de simulações numéricas. Análises paramétricas foram conduzidas de forma a se estudar os efeitos da variação da rigidez e da disposição dos reforços sobre o comportamento da obra, bem como a influência da relação entre a altura do aterro e o espaçamento das estacas no alívio das tensões atuantes no solo mole. Foi estudada, ainda, a importância da coesão, da rigidez da argila mole e das tensões induzidas pela compactação no comportamento do sistema.

Abstract



This work describes a numerical and analytical study that aims a better understanding of the arching phenomena and its consequences in the pile-soil-reinforcement. Constructive disposals had been verified to reduce the long term settlements and improve the reinforcements utilization. A twodimensional model, based on the finite elements method, was used to describe the problem. The analyses were conducted in CRISP-92SC software. The hyperbolic modeling was used to simulate the embankment, but, for the soft soil, elastic model was used. An analytical method was proposed, and its hypotheses and predictions were compared with numerical simulations results. Parametric analyses has been carried out to study the reinforcement disposal and tensile stiffness influence on the system behavior, as well as the influence of the ratio of the embankment height to the pile spacing in the soft soil’s operating tensions. It was also studied, the influence of the embankment soil cohesion, the soft soil stiffness and the induced horizontal stress in the embankment due to compaction in the system behavior.

Imprimir