Joelma Pimentel Lopes

Estimativas do ºAPI e viscosidade de petróleos durante a etapa de perfuração de poços na Bacia de Campos, a partir de indícios de óleos extraídos de amostras de calha e testemunhos

Luiz Antônio Freitas Trindade e Luiz Landau

O conhecimento da qualidade do petróleo durante a perfuração tem sido de grande importância nas decisões exploratórias. Muitas das acumulações de petróleo na Bacia de Campos são resultados da mistura entre óleos biodegradados e não biodegradados, e as quantidades relativas de cada um controlam as qualidades dos óleos. A qualidade do óleo pode ser avaliada usando valores do ºAPI (escala do American Petroleum Institute) e da viscosidade, mas nem o ºAPI nem a viscosidade podem ser medidos em óleos extraídos de amostras de calha e testemunhos, devido a sua pequena quantidade. Portanto, a estimativa destes parâmetros físicos durante a perfuração tem sido muito importante para ajudar na avaliação de poços e subsidiar decisões sobre operações futuras. A cromatografia líquida de média pressão tem sido muito útil para a estimativa do ºAPI, enquanto a porcentagem de hidrocarbonetos saturados apresenta uma correlação positiva com o ºAPI, os compostos NSO (compostos heteroatômicos) mostram uma correlação inversa. A viscosidade pode ser estimada usando sua correlação com o ºAPI. Porém, para óleos com valores de ºAPImenores que 15, deve ser usada uma correlação ponderada por parâmetros geoquímicos, indicativos de biodegradação. Contudo, as melhores estimativas de ºAPI e viscosidade são obtidas pelo uso combinado de varias técnicas, como cromatografia líquida, cromatografia gasosa, e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. O método proposto é simples, barato, produz resultados confiáveis e pode ser desenvolvido rotineiramente em um laboratório geoquímico com um custo muito baixo.

Knowledge about the petroleum quality during drilling has been cons idered as a key factor for exploration decisions. Most of the petroleum accumulations in the Campos basin are the result of the mixing between biodegraded and non-biodegraded oils, and the relative amount of each one controls the oil quality. The oil quality can be assessed using the API gravity (American Petroleum Institute scale) and viscosity values, but neither API gravity nor viscosity can be measured in oil extracted from cutting and core samples because of its small quantity. Estimation of API gravities and viscosities during drilling have been very important for the decision-making process concerning future operations. Medium Pressure Liquid Chromatography has been very useful for API estimates, whereas the hydrocarbon saturates percentage present positive correlation with API degree, NSO content (heteroatomic compounds in petroleum) shows inverse correlation. The viscosity can be estimated using the correlation between API degree and viscosity. However, for oils with °API values less than 15, the correlation using geochemical parameters that indicate biodegradation is significantly improved. Nevertheless, the most reliable estimates are obtained combing several techniques, such as liquid chromatography, gas chromatography, and gas chromatography/mass spectrometry. The method proposed is simple, inexpensive, give reliable results and can be performed routinely in any geochemical laboratory with a relatively low cost.