COC 885 - Estabilidade estrutural

Professor(es)


Eduardo de Miranda Batista
Ricardo Valeriano Alves
Bruno Martins Jacovazzo

Ementa

i.Módulo 1: Introdução à teoria da estabilidade elástica: conceitos e critérios. Métodos gerais de análise. Critérios de estabilidade. Formulação para sistemas discretos e contínuos. Trajetórias de equilíbrio e pontos críticos. Comportamentos usuais: bifurcações (estáveis ou instáveis, simétricas ou não) e pontos limites. Cargas e modos de flambagem. Aplicações de métodos numéricos à análise de estabilidade estrutural: bifurcações, comportamento não-linear. Flambagem no plano: montantes, treliças, pórticos planos e arcos.
ii. Módulo 2: Aplicações em estruturas de aço, classificação de estruturas com pequena, média e grande deslocabilidade, aplicações de soluções numéricas com uso de programa computacional, critérios de norma brasileira para a análise de estruturas de aço (NBR8800), métodos aproximados de análise de estruturas aporticadas de aço e mistas de aço e concreto.

Bibliografia

[1] Apostila/notas de aula Ricardo Valeriano.
[2] Matrix Structural Analysis, W. McGuire, R.H. Gallagher, R. Ziemian, second edition, 2014, acesso ebook em http://mastan2.com/textbook.html.
[3] ALLEN, H. G.; BULSON, P.S. Background to Buckling. McGraw-Hill, 1980.
[4] MASTAN2 programa computacional, acesso em www.mastan2.com.

Imprimir