Celso Pereira Guimarães

Título



Realidade Virtual e Visualidade na Imagem - Estudo de Caso do Sistema de Informação e Orientação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ

Orientador(es)



Luiz Landau

Resumo



Esta Tese tem como proposta o estudo da Realidade Virtual (RV) como potencializadora da metodologia projetual dos Sistemas de Informação e Orientação de ambientes públicos fechados, onde à complexidade social demanda informação e comunicação para diferentes níveis sociais. Envolve os estudos o processo epistemo-cognitivo de conceituação de metodologia projetual para a disciplina Sistema de Informação e Orientação - SIO, e sua relação com os signos de informação e orientação cujo objetivo é interferir nos sistemas de comunicação comportamental. Complementa esta abordagem o estudo central da retração icono-visual na sua passagem do piano volumétrico para a realidade biplanar, através do espaço virtual como ambiente de visualização da imagem, da possibilidade de aferição e implementação de experimentos sensoriais e da análise dos fatores ergonômicos para projetos de SIO. Como case dos estudos, potencializou-se o projeto de SIO implantado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, onde se verifica que a virtualização do espaço possibilita diagnosticar, planejar, implementar, executar testes e visualizar o projeto, em um mundo outro.

Abstract


This thesis proposes the studies of Virtual Reality (VR) as a potential system for developing methodologies for projects in IOS - Information and Orientation Systems for environmental graphics of enclosed public places, wherein the social complexity is demanded by and for different social levels. It evolves studies of epistemological and cognitive processes for concept and methodology for projects in the discipline IOS - Information and Orientation Systems, and its relations within information in communication signage of orientation, which target is to interfere within the behavior of communication systems. Indeed, it embraces the studies of the icon visual retraction between the 3D environments to the 2D reality, considering the computer media as a bi dimensional support. This method allows implementing experiences in sensorial, accuracy and analysis of ergonomics on IOS projects. As a case study the IOS project implemented at Clementino Fraga Filho Hospital at the Federal University of Rio de Janeiro, has proved the theoretical basis of this thesis showing the possibilities of diagnosis, planning, implementing, testing and seeing the project in a different reality: the virtual one.

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