Jorge Luiz Fernandes de Oliveira
Título
Análise Espacial e Modelagem Atmosférica: Contribuições ao Gerenciamento da Qualidade do Ar da Bacia Aérea III da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Resumo
Neste trabalho foi desenvolvido um Sistema de Informação Geográfica - SIG, que deu suporte a análise espacial e a modelagem atmosférica na Bacia Aérea III. O SIG permitiu o georreferenciamento das quarenta indústrias mais poluidoras e seis vias importantes que cortam a Bacia. O SIG permitiu ainda, a retificação dos limites da Bacia, tornando o domínio espacial modelado bem definido. A modelagem atmosférica, realizada com o modelo RAMS 4.3, mostrou que o escoamento na Bacia para as estações de verão e inverno é do tipo brisa. Cálculos de trajetórias de parcelas de ar, para seis vias importantes da Bacia, com um modelo cinemático 3D, sugerem a existência de um corredor de transporte de poluentes em mesoescala, contrariando o corredor típico de circulação de larga escala do continente brasileiro. Contribuições ao gerenciamento da qualidade do ar da Bacia Aérea III e a tomada de decisão local são apresentadas.
Abstract
In this research was built (set up) a Geographic Information System – GIS, to give support to the Airshed III atmospheric modeling. The GIS standed for redefinition the Airshed III and spatial analysis of pollutant emission sources in this area. The spatial analysis together the atmospheric modeling would make possible a better understanding about the factors that interfere in the air quality of this Airshed. Forward trajectories have been calculated from July 2001 in Airshed using a three dimensional cinematic trajectory model. In this model, the trajectories are obtained using the three components of wind velocity (u, v, w). The wind was derived from the Regional Atmospheric Modeling System (RAMS). Air parcel trajectories calculated for six roads of the Airshed suggested the existence of a corridor of air parcel that transports pollutants in this Airshed and extra Airshed. Results suggest a larger control of the mobile source emissions.