O PEC está migrando para o G Suite

Temos o prazer de anunciar que o PEC escolheu o G Suite como sua nova plataforma de e-mail e agenda. Nossa equipe de TI está trabalhando na migração e mudará os usuários do Zimbra para os novos serviços no dia 06/02/2017.

 O que é o G Suite?

O G Suite é um conjunto de aplicativos de mensagens e colaboração com base na Web hospedado pelo Google em seus próprios servidores. O Google fornece esses aplicativos como um "serviço", em vez de um software para fazer download e instalar. Para acessar esses aplicativos, basta usar um navegador da Web em um computador conectado à Internet. 

 

Para ter uma visão geral rápida do G Suite e saber por que estamos tão entusiasmados com a troca, assista a

!

Por que escolhemos o G Suite?

Procuramos uma solução de e-mail e agenda que possa fornecer os seguintes benefícios:

·            Custos menores de infraestrutura: todos os e-mails serão armazenados com segurança nos servidores do Google. Portanto, não precisaremos mais manter os servidores de e-mail no local.

·            Capacidade de consolidar nossas plataformas: podemos eliminar a redundância movendo todas as plataformas de e-mail e agenda para o G Suite.

·            Redução do suporte: como o Google mantém serviços de e-mail e agenda, não há mais um software cliente de e-mail para manter em seu computador.

·            Soluções inovadoras: podemos aproveitar as soluções criativas e técnicas modernas da plataforma do G Suite para fornecer ferramentas avançadas e fáceis de usar para que os usuários façam seus trabalhos.

·            Ambiente altamente escalonável: com o G Suite, nossa capacidade de e-mail crescerá automaticamente à medida que o PEC crescer e evitaremos a complexidade dos sistemas internos.

·            Acesso aos serviços de qualquer lugar, a qualquer hora: um benefício importante da solução hospedada no Google é que podemos acessar e-mails, contatos e agendas em qualquer computador ou dispositivo móvel com uma conexão com a Internet, em qualquer lugar do mundo.

·            Mais recursos de colaboração: com a próxima geração de aplicativos do Google, podemos colaborar com colegas, clientes e parceiros com mais facilidade e eficiência.

·            Mensagens instantâneas: como o G Suite inclui o Hangouts, podemos implementar um sistema de mensagens instantâneas para o PEC. Equipamentos de videoconferência recém adquiridos pelo Programa são 100% compatíveis com o Hangouts.


O que é fornecido exatamente no G Suite?

Sua nova conta do G Suite incluirá os seguintes serviços:

Estes são alguns dos principais benefícios que você poderá aproveitar:

·         Muito espaço de armazenamento: você recebe 30 GB de armazenamento on-line para seu e-mail (muito mais do que os 100MB atuais), para arquivar todos os e-mails on-line. Você não precisará mais se preocupar em excluir mensagens ou salvá-las em pastas off-line.

·         Organização e recuperação de mensagens aprimoradas: com o Gmail, você gastará menos tempo gerenciando pastas e procurando mensagens. Por exemplo, você pode adicionar uma ou mais tags ou "marcadores" às suas mensagens para organizá-las e armazená-las com mais eficiência. Com o recurso de pesquisa com tecnologia Google, é possível encontrar qualquer mensagem na Caixa de entrada ou no arquivo de mensagens de forma rápida e fácil.

·         Compartilhamento simplificado de agendas: o Google Agenda permite que você e os membros de sua equipe compartilhem agendas e especifiquem os detalhes que desejam mostrar de forma rápida e fácil. O compartilhamento de agendas é uma excelente forma de você e seus colegas de trabalho se manterem informados sobre a programação de cada um. Agora, ficou mais fácil do que nunca descobrir se uma pessoa está em uma reunião, em uma viagem de negócios ou de férias.

·         Listas de e-mails melhores: com os Grupos do Google, é possível gerenciar suas próprias assinaturas em listas de e-mails, chamadas de grupos, sem precisar fazer solicitações a equipe de TI. Também é possível criar grupos próprios para seus projetos, equipes, grupos de interesse especial e muito mais. Os grupos facilitam o envio de convites de e-mail e agenda a grupos de pessoas e simplificam o gerenciamento do acesso a seus documentos, arquivos, sites e agendas compartilhados do Google. E você pode até usar grupos para criar fóruns de discussão cheios de recursos.

·         Bate-papo integrado: com o aplicativo de mensagens instantâneas Hangouts, você pode se comunicar instantaneamente com seus colegas de trabalho a partir da interface do e-mail. Além disso, todas as conversas são salvas automaticamente no aplicativo de e-mail para que você possa sempre recuperar as informações importantes.

·         Armazenamento e compartilhamento de arquivos: o Google Drive permite armazenar praticamente todo tipo de arquivo, abri-los diretamente em seu navegador da Web e compartilhá-los com outras pessoas.

·         Colaboração em tempo real: usando o Google Docs, é possível criar documentos, planilhas e apresentações que podem ser visualizados e editados ao mesmo tempo por você e seus colegas de trabalho. Você ainda poderá usar seus produtos do Office (Word, Excel, Powerpoint) quando necessário, mas, agora, terá mais opções para o armazenamento e a colaboração em seus documentos.

·         Sites de equipe fáceis de construir: com o Google Sites, sua equipe pode publicar rapidamente um site interno robusto para coletar todos os tipos de informações, como documentos, planilhas, apresentações, arquivos e vídeos. Você pode até mesmo incorporar agendas do Google e outros gadgets ao site.

Eu já uso o G Suite para meu e-mail pessoal e agenda. Você está obtendo os mesmos aplicativos?

Eles são parecidos, mas usaremos a edição educacional do G Suite, que fornece mais recursos, mais suporte e uma garantia de tempo de atividade.

Meu endereço de e-mail mudará?

Não, ele não mudará. Você continuará a receber todos os seus e-mails em seu endereço atual.

Vocês migrarão meu e-mail e minha agenda para o G Suite?

Por questões operacionais, a equipe de TI do PEC decidiu por manter o antigo sistema Zimbra funcionando por alguns meses, porém as mensagens não serão mais enviadas e recebidas por esse sistema, estando disponível apenas para consulta.

Será possível fazer um backup local das mensagens disponíveis no Zimbra para o seu cliente de correio local, se necessário.

 Preciso executar alguma ação depois de receber minha conta do G Suite?

Você só precisará concluir algumas tarefas simples para terminar sua migração, como recriar regras de e-mail usadas no Zimbra, caso as tenha, e configurar seu dispositivo móvel.

Você fornecerá assistência durante a transição?

Para que você comece logo, forneceremos bastante material e recursos de treinamento, além de orientação presencial e remota, sempre que possível. Os membros da equipe de TI também estarão disponíveis para responder a perguntas ou resolver quaisquer problemas que aparecerem.

Quanto tempo demora para configurar e aprender a usar o G Suite?

Você conseguirá dominar os recursos básicos, como, por exemplo, enviar e receber e-mails, ver e agendar reuniões, muito rapidamente. No entanto, o tempo necessário para mudar completamente para o G Suite pode variar, dependendo de como você usa o Zimbra. Por exemplo, para uma migração típica de e-mail e agenda, espere gastar cerca de quatro a oito horas durante mais ou menos uma semana para fazer o treinamento, ler a documentação e configurar seus serviços. Se você também acessa o e-mail em um dispositivo móvel [plataforma existente], planeje gastar um pouco mais de tempo.

Acreditamos que você gostará dos novos serviços do G Suite, e nosso compromisso é fazer com que essa transição seja tranquila. Mais informações serão fornecidas em breve!

Saudações!

Equipe de TI do PEC:
Marcelo de Carvalho This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Amanda Foligne This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Bruno Moreira  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Save

Save

Save

Print