LACEO recebe placa de agradecimento da TRANSPETRO

 

O Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore,  ligado ao Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, desenvolve em parceria com a TRANSPETRO uma metodologia inovadora para análise estrutural de mangotes utilizados em operações de descarregamento de óleo proveniente de navios petroleiros em terminais marítimos. A metodologia é baseada no método dos elementos finitos tendo sido disponibilizada para a companhia na forma de um programa automático. O objetivo é fornecer uma estimativa confiável do nível de tensões e deformações nas diversas camadas do mangote quando ele é solicitado por esforços típicos gerados através de modelos de simulação numérica que refletem operações no mar ou mesmo de esforços controlados e/ou gerados por experimentos em laboratórios. As tensões e deformações assim calculadas podem ser confrontadas com valores limites admissíveis.

O desenvolvimento desta metodologia permitirá a TRANSPETRO verificar a adequação de diferentes estruturas propostas por diversos fabricantes a situações comuns e extraordinárias de operação, como a ocorrência de tormentas raras. As operações de descarregamento de óleo no mar envolvem um risco considerável ao meio ambiente, cabendo a TRANSPETRO a tarefa de minimizá-los.  

A entrega da placa pela TRANSPETRO, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos técnicos do LACEO, foi realizada na sede da empresa na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro. A entrega da placa foi feita Gerente de Tecnologia e Inovação da TRANSPETRO Dr. Isaías Quaresma Masetti ao Pesquisador Marcos Queija de Siqueira que representou o laboratório durante o “Encontro de Inovação TRANSPETRO” realizado em Outubro de 2012.

 

 
    Vistas do modelo a partir da interface gráfica desenvolvida no LACEO

Print