Willian Renan de Araújo Salviano

Título

Análise Do Controle Construtivo De Um Pavimento Semirrígido Por Deflexão


Orientador(es)

Laura Maria Goretti da Motta


Resumo

No presente trabalho faz-se uma revisão sobre os tipos de pavimentos, os métodos de dimensionamento, as características resilientes dos materiais, os tipos de ensaios não destrutivos para avaliação estrutural do pavimento e as técnicas de retroanálises, entre os mais comumente empregados no Brasil. Com estas informações, desenvolveu-se um programa de pesquisa empregando os dados coletados para Construção do trecho “C” do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Os dados deflectométricos (Deflexões máximas D0), utilizados para liberação da pista, foram obtidos com Viga Benkelman durante a fase de construção e foram analisados para cada camada construída. O levantamento das bacias deflectométricas foi feito com FWD somente após a conclusão do revestimento, e utilizou-se o programa BAKFAA na obtenção dos módulos elásticos retroanalisados das camadas do pavimento. A determinação da estimativa de vida útil do pavimento foi obtida por análises iterativas com o programa ELSYM5, considerando os módulos retroanalisados. Com base nos resultados obtidos, utilizando os critérios da projetista, conclui-se que a estrutura executada nos trechos analisados apresentará comportamento adequado, com vida útil superior à prevista em projeto, desde que o tráfego seja o de projeto e os critérios adotados de dimensionamento sejam válidos.


Abstract

This makes a review of the types of pavements, design methods, resilient characteristics of the materials, types of non-destructive testing for structural pavement evaluation, and backcalculation techniques most commonly used in Brazil. With this information, a research program employing of the data collected ar segment "C" of Anel Metropolitano of Rio de Janeiro. The deflectometrics data (maximum deflection D0) used to controls of layers was obtained with Benkelman beam during the construction phase. Already lifting of deflectometrics basins was determined using the FWD, used in the BAKFAA program to obtain the back calculation modulus of the pavement layers. The estimated life cycle of the pavement was obtained through iterative analysis of ELSYM5 program using the back modules. Based on the results obtained using the criteria of the designer, it could be concluded that the structure valvaced should present an appropriate behavior, with a useful life in the original design, since the traffic is the project and the design criteria are valid.


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