Nelson Oliveira Santos
Resumo
A modelagem de fissuração do concreto introduz o problema de não objetividade dos resultados quando há concentração de deformações.
Neste trabalho, a fim de contornar o problema de não objetividade dos resultados, modelos de dano que tomam a energia de fissuração como propriedade do material são propostos. Os modelos foram implementados em um programa que usa como método numérico o Método dos Elementos Finitos (MEF) para realização de análise da propagação de fissuras no concreto.
Para verificação da implementação foi reproduzido numericamente um ensaio de flexão a três pontos de uma viga em concreto armado e de uma viga em concreto reforçado por fibras metálicas, além de ser reproduzido numericamente um ensaio de tração simples de uma viga de concreto reforçado por fibras de PVA.
Os resultados numéricos obtidos foram comparados com os experimentais encontrados na literatura e constatou-se a pertinência dos modelos de dano propostos neste trabalho.
Abstract
The modeling of concrete cracking introduces the problem of non-objectivity of the results when there is concentration of strains.
In this work, in order to avoid the problem of non-objectivity of the results, damage models that take the energy of cracking as a material property are proposed. The models were implemented in a program that uses the Finite Element Method (FEM) for performing analysis of crack propagation in concrete.
To verify the implementation, tests were numerically reproduced, such as three point flexural tests on standard reinforced concrete beam and on metallic fiber reinforced beam, as well as a simple tensile test on a PVA fiber reinforced concrete beam.
The numerical results were compared with experimental ones found in the literature and shown the relevance of damage models proposed in this work.