Marcelo Zubaran
Título
Avaliação do Comportamento de Misturas Asfálticas Recicladas Mornas em Laboratório e Usina de Asfalto
Resumo
A comunidade acadêmica e a indústria da pavimentação asfáltica buscam aliar mecanismos teóricos e práticos para racionalizar e reutilizar os insumos onerosos e não renováveis necessários para a construção de concretos asfálticos. Duas tecnologias emergem no cenário da pavimentação como solução a estas demandas, mas que juntas carecem de metodologias específicas. São elas as misturas mornas e a reciclagem a quente. Esta pesquisa busca criar metodologias para produção de misturas recicladas a quente em laboratório e misturas recicladas mornas em usina de asfalto, preparada para processar o RAP em módulo especial e promover a espuma asfáltica como técnica de mistura morna. Para tanto, criaram-se projetos em laboratório com diferentes taxas de RAP e agente rejuvenescedor. Em usina foram fabricadas duas misturas, uma de referência sem RAP e outra com 50% de RAP. Avaliaram-se
as condições de contorno durante a usinagem e foram monitoradas as temperaturas de usinagem e compactação das misturas recicladas mornas, aplicadas dentro da Ilha do Fundão, UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro. Avaliação volumétrica, mecânica e sobre o envelhecimento do ligante asfáltico ao longo dos processos produtivos indicam viabilidade econômica, ambiental e técnica da reciclagem morna mediante critérios de seleção de materiais e projetos e considerando as características dos equipamentos utilizados.
Abstract
The academic community and the asphalt paving industry seek to combine theoretical and practical mechanisms to reduce and reuse expensive and non-renewable materials required for the construction of Asphalt Concrete. Two technologies grow in the scenario of asphalt pavement as a solution to those demands but when together, they still require specific methodologies. Those technologies are called Warm Mix Asphalt and Hot Recycling. This research looks for developing methodologies to produce hot recycling mixtures in laboratory and warm recycling mixtures in an asphalt plant, prepared to process the RAP in a special unit and to create foaming bitumen as a warm mix technology. Therefore, mix designs were developed with different percentages of RAP and a rejuvenating agent. In plant, two different mixtures were developed, one called reference mixture and another with 50% of RAP. The modeling work were evaluated during the production in the asphalt plant and the production and application temperatures were monitored in the job site, at Ilha do Fundão, UFRJ, in Rio de Janeiro. Volumetric, mechanical and binder aging during the production process were evaluated and indicate economic, environmental and technical viability depending on the projects and material criteria, considering the materials and equipments used.