José Ricardo Pinto Gonzalez
Resumo
Colisões em FPSOs podem ter consequências catastrocos. Visando minimizar os riscos envolvidos em operações de FPSO's diversos estudos foram conduzidos pelas sociedades classicadoras, por entidades governamentais e operadoras de petróleo. Devido aos riscos envolvidos em operacões com FPSO's LNG que classicadoras criaram regras especicas para estas embarcações e requisitos para classicação e riscos envolvidos. Um dos requisitos obrigatorios para operacão e a utilização de defensas martimas, visando minimizar os riscos envolvidos. Este trabalho apresenta uma implementação computacional com o Método dos Elementos Finitos utilizando um modelo hiperelastico para simular defensas martimas, para futura aplicacão em problemas de colisão de embarcações.
Abstract
Collisions in FPSOs can have catastrophic consequences. To minimize the risks involved in operations of FPSO's several studies were conducted by classication societies, governmental entities and oil companies. Due to the risks involved in operations with LNG FPSO's, classication societies created specic rules for then and requiriments for classication and risks involved. One of the mandatory requiriments for operation is the use of marine fenders, to minimize the risks involved. This work presents a Finite Element Method implementation using a hyperelastic model to simulate marine fenders, for future application in ship collision problems.