Flávia Elisabeth Cardoso Pires
Resumo
Este trabalho aborda o fenômeno de empuxo de sobrecargas assimétricas em estacas, conhecido como Efeito Tschebotarioff. Inicialmente é feita uma revisão bibliográfica do fenômeno. Em seguida, são estudadas duas pontes, cujas estruturas e fundações já haviam sido concluídas e que tiveram os aterros de acesso executados em terra armada. Os solos sob os aterros são argilosos de baixa competência, sendo, em uma delas, melhorado com colunas de brita. Os dados de instrumentação obtidos desde a execução dos aterros até 6 meses depois são comparados com análises numéricas (Método dos Elementos Finitos). As análises numéricas fora realizadas com diferentes representações do solo de fundação tratado com colunas de brita. Os resultados tanto das análises como da monitoração indicam que, mesmo com o tratamento com colunas de brita, um aterro de acesso a ponte com contenção por terra armada provoca deslocamentos horizontais de certa magnitude. Esses deslocamentos, no caso específico das pontes estudadas, que têm estacas com pequena capacidade de flexão, levam a uma situação de preocupação.
Abstract
This work discusses the lateral thrust on piles due to asymmetric surcharges, known as “Tschebotarioff Effect”. Firstly, a review of the phenomenon is presented. Then, two bridges, which had both structure and foundations completed before the access embankment, are studied. The access embankments were retained with reinforced earth and the foundation soil is typically a low consistency clayey soil. One of the bridges had the foundation soil improved by stone columns. Monitoring data, from construction up to six months, were compared with results of numerical analysis (Finite Element Method). The numerical analysis considered different representations of the foundation soil reinforced by stone columns.The results of both the analysis and the field monitoring data indicate that the reinforced earth access embankment can lead to considerable horizontal movements even whenthe soil is improved by stone columns. As the bridges in study have piles with small bending capacity, the observed displacements are a matter for concern.