Carlos Alexandre Seruti
Resumo
Este trabalho trata da análise experimental das propriedades mecânicas e estruturais de perfis pultrudados formados a partir de Polímeros Reforçados com Fibras de Vidro (PRFV). Para que um elemento pultrudado seja considerado estrutural é necessário que atenda a valores mínimos de duas classes de resistências, as Classes E17 e E23, por meio de testes experimentais recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através da norma NBR 15708: 2011. Com o objetivo de qualificar o material compósito de acordo com tal documento técnico publicado recentemente foram realizados ensaios de tração direta, compressão axial, flexão, rasgamento por pino e cisalhamento interlaminar de modo a identificar as resistências e o módulo elástico de deformação longitudinal do material. Como segunda etapa desta pesquisa foi estudada a viabilidade de distintas soluções de passarelas produzidas em PRFV. Esses estudos tomaram por base o projeto de uma estrutura em perfis tubulares de aço projetada para suporte do trem de levitação magnética desenvolvido na COPPE, o Maglev-Cobra, que está em fase de implantação no Campus da Cidade Universitária da UFRJ. Foram adotados inicialmente os valores das propriedades obtidas experimentalmente.
Abstract
The present study concerns the experimental analysis of the mechanical properties of pultruded members manufactured with Glass Fiber-Reinforced Polymer, GFRP. Pultruded members may be considered for structural application if they meet one of two classifications prescribed by the Brazilian code ABNT NBR 15708: 2011, Class E17 or E23. A large range of experimental tests as prescribed by the Brazilian Code were performed in order to submit a pultruded member to the structural classification: direct tensile and compression tests, bending, pin-bearing and interlaminar shear, aiming at identifying its strength and elastic deformation modulus. A second step of the present research was the analysis of different structural solutions for a footbridge manufactured with GFRP and the comparison between the obtained solutions with the original design of the real structure based on steel tubular shapes. The original tubular steel structure was design to be erected in the UFRJ Campus and will receive the magnetic levitation vehicle Maglev-Cobra.