Wilson Souza Duarte

Título


Uma metodologia para extração de ângulos de reflexão em profundodade utilizando matrizes de tempo de trânsito

Orientador(es)


Webe João Mansur
Cleberson Dors

Resumo


Na interpretação de dados sísmicos, existe um crescente interesse nas chamadas anáilses de AVA (Amplitude versus Ângulo) que relacionam a amplitude das ondas reetidas em subsuperfície com os ângulos de reflexão correspondentes, pois conhecendo-se estas relações pode-se estimar melhor os parâmetros petrofísicos do meio. Dentro deste contexto, o presente trabalho visa apresentar uma metodologia para obter informações de ângulos de reflexão utilizando o macro-modelo de veloci- dades e a matriz de tempo de trânsito associada ao campo de ondas deste modelo. O procedimento para alcançar tal m é via aplicação do operador gradiente tanto na matriz de tempo de trânsito quanto no macro-modelo de velocidades. A meto- dologia proposta é aplicada para meios acústicos e isotrópicos, sendo as matrizes de tempo de trânsito obtidas via solução da equação iconal e pela modelagem baseada na solução por diferenças nitas da equação completa da onda. Como resultados, apresentam-se neste trabalho curvas de âgulos associadas à incidência ou passagem da onda direta em cada ponto do re etor em subsuperfície. Avaliam-se diferen- tes esquemas de cálculo das derivadas numéricas, necessárias para a aplicação da metodologia desenvolvida.

Abstract


On seismic data analysis there is an increasing interest on the so called AVA analysis (Amplitude versus Angle) that relate the amplitude of reected waves onsubsurface with the corresponding reection angles because by knowing these relations one can better estimate the petrophysic parameters of the media. Within this context, this research aims to present a methodology to obtain reection angle informations by using the macro-model of velocities and the traveltime matrix associated to the wave eld of this model. The procedure to achieve this goal consists on the application of the gradient operator on the traveltime matrix as well as on the macro-model of velocities to obtain the angle in depth. The proposed methodology is applied to acoustic and isotropic media and the traveltime matrices are obtained by solving the Eikonal equation and by the solution of the complete wave equation with nite di erence operators. As results, in this research are presented angle curves associated to the incidence or direct wave path in each point of the reector on subsurface. Di erent numerical schemes are explored to evaluate the derivatives, since they are necessary to apply the proposed methodology.

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