Rodrigo Ribeiro de Lucena

Título


Aplicação de um método de penalização adaptativa em sistemas imunológicos artificiais para a otimização de problemas com restrições

Orientador(es)


Beatriz de Souza Leite Pires de Lima

Resumo


A descoberta de novas reservas de petróleo em águas cada vez mais profundas vem  ampliando o desafio dos projetistas e engenheiros devido à necessidade de estruturas cada vez mais complexas  e sujeitas às condições extremamente severas impostas por este ambiente.  Desta forma,  as restrições  provenientes do ambiente  real precisarão ser simuladas e tratadas nas ferramentas computacionais responsáveis em otimizar problemas reais de Engenharia offshore. Neste trabalho,  será verificada a eficácia de um método  de  penalização adaptativa, aplicado à meta-heurística Sistemas Imunológicos Artificiais, para otimizar uma rota de dutos submarinos, sujeita às restrições de um ambiente real.  Esta metodologia foi implementada em uma ferramenta computacional  de síntese e otimização de rota de dutos, desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore (LAMCSO/COPPE/UFRJ), e se mostrou bastante eficiente, quando comparada a uma técnica de penalização estática utilizada no tratamento de restrições.

Abstract


The discovery of  new  oil reserves  in  ever deeper  waters  has increased  the challenge  for  designers  and  engineers  due  to  the need  for  increasingly complex structures  and subjected  to  extremely harsh  conditions  imposed  by this  environment. In this way, the constraints from the real environment need to be simulated and treated in  computational tools  that are  responsible  to  optimize  real problems  for  offshore engineering. In this work, will be checked the efficiency of an adaptive penalty method applied to the meta-heuristic artificial immune systems, to optimize a submarine pipelines route, subject to restrictions of a real environment. This methodology was implemented  in  a  computational tool for  synthesis  and optimization  of  pipeline  route,  developed  by researchers at  the  Laboratory  of Computational Methods and Offshore Systems (LAMCSO / COPPE  / UFRJ), and was very  efficient when compared  to a  static penalty technique  used  in  the treatment  of constraints.

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