Diego de Jesus Penaforte Parreiras
Resumo
Este trabalho expõe a metodologia de desenvolvimento e construção do sistema de projeção pessoal para navegação em ambientes virtuais, que consiste em um capacete adaptado para a projeção de um cenário virtual com o qual o usuário pode interagir, tendo os movimentos de sua cabeça rastreados, atualizando seu ponto de vista em relação a esse cenário virtual, em tempo real. Este experimento se baseia nas tecnologias chamadas de realidade virtual de projeção, e realidade aumentada espacial, que trabalham as dinâmicas da interação do usuário com o mundo virtual, através de projetores, e busca uma alternativa mais simples e menos custosa para navegação por cenários virtuais. Também faz uma analise da técnica proposta nesse trabalho, aplicada ao cenário virtual do Museu nacional da UFRJ (MN UFRJ) que compõe o projeto “Dinossauros do Brasil: Exposição virtual no Museu Nacional – Dinos-virtuais” e no museu virtual Dom João VI com o fim de avaliar a usabilidade do sistema para fins de treinamento e entretenimento.
Abstract
This dissertation displays the methodology of development and assembly of the personal projection system for virtual environments navigation that is a headpiece adaptation to project a virtual scenario with which the user may interact, by having his head movements tracked and thus updating its view in relation to this virtual scene in real time. This experiment is based on technology called projection which virtual reality, spatial augmented reality, two technologies that work the dynamics of the User interaction with the virtual world, through projectors, and seeks an alternative simpler and less costly for virtual environments navigation. Also makes an analysis of the proposed technique in this work, applied to virtual scenery of the National Museum at UFRJ (MN UFRJ) that compose the project " Brazilian Dinosaurs: Virtual exhibition at the National Museum – Dines virtuosi” and in the Dom João VI virtual museum, with training and entertainment purposes.