Ricardo Ribeiro do Nascimento

 

Título



Utilização de Agregados de Argila Calcinada em Pavimentação; Uma Alternativa para o Estado do Acre

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Este trabalho estuda a fabricação e o emprego de agregados artificiais de argila calcinada na composição de misturas asfálticas e bases de solo-agregado em obras rodoviárias no Estado do Acre. São utilizados a classificação MCT e os ensaios dinâmicos como fator de decisão da aplicabilidade das misturas estudadas. Realizouse a coleta de três solos argilosos no município de Rio Branco/AC para a produção de agregados de argila calcinada. Esses solos foram caracterizados sob o aspecto físico, químico e mineralógico com a finalidade de prever seus melhores usos na produção de agregados calcinados. Posteriormente foi selecionado aquele de melhor qualidade para os estudos em mistura asfáltica e mistura solo-agregado. Essas misturas foram caracterizadas física e mecanicamente e os resultados obtidos foram aplicados em um estudo mecanístico que permitiu avaliar o desempenho desses materiais para condições de tráfego muito leve, leve e médio. Foi avaliada ainda a possibilidade da utilização dos processos de produção de agregados leves e peças cerâmicas para produção de agregados calcinados com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma alternativa técnica e economicamente viável à produção de agregados calcinados em grande escala.

Abstract



This thesis describes the production of artificial aggregates and the potential application in asphalt mixtures and in soil-aggregate for road construction in the state of Acre. The soil classification by the MCT system and dynamic testing served to evaluate the applicability in mixtures. Three different clay soil samples were used for the production of calcined clay aggregates. The physical, chemical and mineralogical catachrestic of the three soils helped to evaluate their potential applicability as calcined clay aggregates, and which was the most adequate for using in asphalt mixture and soil-aggregate mixes. Data from physical and dynamic testing were used in a mechanistic study of pavement structures, when considering light, light and average trafficked road. An evaluation was made about the possibilities of using procedures to obtain light aggregates and ceramics products in developing technically and economically justified alternatives for a high scale production of calcined aggregates.

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