Raphael Barbeto Thuler

 

Título



Estudo de Solos do Estado do Rio de Janeiro para Aplicação em Rodovias de Baixo Volume de Tráfego

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



Este trabalho avalia o uso de solos locais de parte do Estado do Rio de Janeiro em bases de pavimento de baixo volume de tráfego (PBVT), através de ensaios de classificação MCT (Miniatura, Compactado, Tropical), módulo de resiliência e deformação permanente. É feita uma crítica aos métodos tradicionais de classificação e dimensionamento no sentido de não preverem o uso de solo de comportamento laterítico, que em outros estados, vem sendo aplicado em bases de PBVT apresentando bom comportamento. Para avaliar o potencial de uso dos solos lateríticos no estado do Rio de Janeiro foi feito um levantamento, através de mapas pedológicos, da ocorrência desses solos e das rodovias de baixo volume de tráfego. Foram feitos ensaios para avaliar a contribuição estrutural do tratamento superficial simples e ensaios de desgaste do tratamento antipó. Finalmente, foram analisados estatisticamente os resultados dos ensaios e dimensionadas estruturas de pavimentos para rodovias de baixo volume de tráfego, através do método mecanístico-empírico.

Abstract



This study evaluates the use of local soil in pavements of low volume roads (LVR) based on MCT (Miniature, Compacted, Tropical) classification, resilient modulus and permanent deformation. A critical view of the traditional classification methods is made since they do not consider the use of lateritic soil. Yet, in other states, they are being applied in LVR´s bases showing good behavior. To evaluate the potential use of lateritic soil in Rio de Janeiro State, a survey was made using soil maps to identify the occurrence of lateritic soil and determining the net of low volume roads. Tests were made to evaluate the structural contribution of bituminous surface treatment and the resistance to abrasion of the anti-dust treatment. Finally, a statistical analysis of tests results were made and a mechanistic-empirical design method applied, to determine pavement structures for low volume roads.

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