Jorge Luiz Gomes da Fonseca
Resumo
O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um método de retroanálise de bacias de deflexão de pavimentos objetivando a determinação dos módulos de resiliência. O método proposto considera o conjunto pavimento – subleito como um sistema elástico – linear de três camadas e a estimativa dos módulos de resiliência é efetuada através da comparação iterativa da bacia de deflexão determinada no campo com emprego da Viga Benkelman ou FWD com as bacias teóricas calculadas analiticamente com auxílio do Programa ELSYM5, armazenadas em banco de dados. A implementação do método é feita através do programa de computador REPAV, cujo desenvolvimento está compreendido no propósito da presente tese. Foi incorporado ao programa, uma rotina destinada ao pré-dimensionamento de reforço, incluindo um procedimento para determinação dos fatores de equivalência entre os diversos tipos de eixos em relação a uma carga padrão, sob o aspecto de ruptura do pavimento por fadiga do revestimento.
Abstract
This document presents a backcalculation method of pavements resilient moduli based on measurement of deflection basins through data of FWD and Benkelman beam. The pavement is considered a system of three linear elastic layers, and the program ELSYM5 is used. The evaluation of the resilient moduli is made through an iterative comparison of the basin displacement in the field using the Benkelman Beam or the FWD, with the theoretical basins calculated with the ELSYM5 program , stored in a database. The application of this method is described in this work through the computer program REPAV. This program incorporates an overlay design procedure and equivalency and factors for several axle loads and load configuration, based on the failure by fatigue of asphalt layer under repeated load testing.