Ianic Bigate Lourenço

METODOLOGIA PARA PLANEJAMENTO DA PAISAGEM URBANA: A DRENAGEM COMO SISTEMA ESTRUTURANTE DO PLANEJAMENTO E O SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES MULTIFUNCIONAL COMO ORDENADOR DA PAISAGEM URBANA

Marcelo Gomes Miguez

Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para leitura, avaliação e modificação da paisagem urbana, a partir do reconhecimento da drenagem como estruturante do processo de planejamento e o sistema de espaços livres como ordenador da paisagem. A proposta metodológica foi elaborada a partir da adaptação da metodologia IMM, Integrated Modification Methodology, desenvolvida na Universidade Politécnica de Milão, pelo IMM designlab - Laboratório de desenho urbano multidisciplinar para a sustentabilidade urbana. A adaptação é impulsionada pelo princípio de que o planejamento e o projeto urbano podem reduzir o problema das inundações urbanas, através da modificação de seus constituintes e seus aspectos morfológicos, afetando diretamente a qualidade urbana e ambiental da paisagem urbana. Esta é uma discussão complexa assistida por diferentes campos do conhecimento que atuam na concepção das cidades. Esta discussão é apoiada por ferramenta de modelagem matemática, que representa um sistema hidrodinâmico, o MODCEL, em um estudo de caso aplicado à bacia hidrográfica do Canal do Mangue, no Rio de Janeiro, Brasil. Como resultado, foi possível identificar que a combinação de um planejamento e projeto que integra a concepção de um sistema de espaços livres multifuncional, orientado pelo sistema de drenagem urbana, pode proporcionar uma paisagem com uma performance urbana-ambiental mais eficiente em relação ao risco de inundações urbanas.

This thesis presents a methodological proposal for reading, evaluating and modifying the urban landscape, based on the recognition of the drainage system as a structuring element in the planning process and the use of a system of multifunctional open spaces that could order landscape and land uses. The methodological proposal was elaborated departing from the adaptation of the IMM methodology, Integrated Methodology of Modification, developed at the Polytechnic University of Milan, by the IMM designlab - Laboratory of multidisciplinary urban design for urban sustainability. The proposed adaptation is driven by the principle that urban design can reduce urban flooding problems, through the modification of their constituents and their morphological aspects, directly affecting the quality of the environment, as well as the quality of life. This is a complex discussion assisted by different fields of knowledge that operate in the design of cities. This discussion is supported by a hydrodynamic mathematical modeling tool, the MODCEL, in a case study applied to the Canal do Mangue watershed in Rio de Janeiro, Brazil. As a result, it was possible to find that the combination of a planning and design process that integrates a multifunctional open space system guided by the urban drainage system needs can provide a landscape with a more efficient urban-environmental performance to face the risk of urban flooding.