Caroline Dias Amancio de Lima

AVALIAÇÃO DA DEFORMAÇÃO PERMANENTE DE MATERIAIS DE PAVIMENTAÇÃO A PARTIR DE ENSAIOS TRIAXIAIS DE CARGAS REPETIDAS

Francisco Thiago Sacramento Aragão

Laura Maria Goretti da Motta

Esta tese apresenta um estudo sobre a caracterização do comportamento mecânico, especialmente o plástico, de diferentes materiais granulares e solos usados em camadas abaixo do revestimento em obras de pavimentação brasileiras, visando obtenção de maior conhecimento para escolhas mais eficientes, econômica e estruturalmente. Para tal, foram realizados ensaios de deformação permanente no equipamento triaxial de cargas repetidas. O objetivo englobou a análise das principais variáveis que afetam a resposta dos materiais: umidade de compactação, processo de compactação, número de ciclos de carga, e estado de tensões aplicado. Ao todo, 56 materiais de diferentes regiões do Brasil foram analisados. Além do aumento no banco de dados de parâmetros do modelo de previsão de deformação permanente e do conhecimento do comportamento desses materiais, observou-se a relevância da influência da umidade de compactação para seleção dos materiais e a possibilidade da diminuição da quantidade de ciclos aplicados para os ensaios de deformação permanente. Esta tese também contribui com uma proposição de classificação do comportamento mecânico baseado na teoria do shakedown e com sugestões de critérios de seleção de material sob o ponto de vista da deformabilidade plástica.

This dissertation presents a study on the characterization of the mechanical behavior, especially plastic responses, of different soils and unbound granular materials used in Brazilian paving construction works aiming to obtain more knowledge for more efficient choices, economically and structurally. For that, permanent deformation tests are performed on the repeated load triaxial equipment. The objective included the analysis of the main variables that affect the response of the materials: compaction moisture, compaction process, number of load cycles, and applied stress states. A total of 56 materials from different regions of Brazil were analyzed. In addition to the expansion of the database with the parameters of the permanent deformation prediction model and of the knowledge on the behavior of these materials, the relevance of the influence of compaction moisture for the material selection and the possibility of decreasing the number of load cycles for permanent deformation tests were observed.
This dissertation also contributes with a proposition of classification of the mechanical behavior based on the shakedown theory and with the suggestion of material selection criteria from the point of view of plastic deformability.