Rita de Cássia Cordeiro Nogueira

Título

Avaliação de Incômodo e de Impacto Sonoro com Base em Pesquisa Sócio-Acústica nas Vizinhanças do Aeroporto Santos Dumont


Orientador(es)

Webe João Mansur
Miguel Aloysio Sattler


Resumo

Esta tese propõe um método para avaliação de incômodo e de impacto devido ao ruído de operações aeroportuárias de pousos e decolagens, com base na análise de resultados de pesquisa sócio- acústica. Foram desenvolvidas uma escala de classificação de incômodo e outra de avaliação de impacto sonoro devido ao ruído, para permitir cruzar dados objetivos dos níveis de ruído medidos com dados subjetivos da pesquisa social, tendo as localizações dos pontos de medições como elos. Esse método foi desenvolvido a partir de um experimento de longa duração, incluindo três fases da parte social da pesquisa realizadas em 2009, 2011 e 2014, e a parte acústica realizada em 2014. O estudo de caso abrangeu cinco distritos ao redor do Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Santa Teresa e Urca. Ao final do trabalho, a aplicação do método proposto é comparada com a de métodos indicados por normas brasileiras para os mesmos fins, utilizando-se uma mesma base de dados. O método proposto é discutido, e considerações finais são feitas em seu potencial como recurso para incluir a avaliação incômodo ao ruído como parâmetros para incrementar futuros estudos de avaliação do impacto sonoro de aeroportos, bem como referência para a revisão das normas e legislações relacionadas ao ruído aeroportuário e ruído em comunidades.


Abstract

This thesis proposes a method for evaluation of noise annoyance and impact due to the airport noise of takeoffs and landings operations based on the analysis of socioacoustic survey results. One scale on noise annoyance and another one for rating noise impact both developed to allow the combination of objective data from measured noise levels with the subjective data from social research, taking into account the measurement point’s locations as links. This method elaborated as a long-term experiment, included three phases of the social part of the research that took place in 2009, 2011 and 2014, and the acoustic part carried out in 2014. The case study covered five districts around the Santos Dumont Airport Rio de Janeiro, as follows: Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Santa Teresa and Urca. At the end of this thesis, the application of the proposed method is compared to the methods indicated by Brazilian standards for the same purposes and the same database. The proposed method discussion and concluding remarks are presented with respect to its potential as a resource to include noise annoyance evaluation as parameters to improve future studies of airport noise impact assessment, as well as reference to review the rules and laws related to airport noise and noise on communities.


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