Monica Pertel

Experimentos Hidráulicos Conjugados ao Uso de Indicadores de Desempenho Aplicados à Quantificação de Perdas em Sistemas de Abastecimento de Água no Brasil

José Paulo Soares de Azevedo

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS (2013), do total de água produzida pelas companhias estaduais de saneamento em 2011, cerca de 40% foram perdidos na distribuição, entre perdas reais e aparentes. Índice extremamente elevado e que traz embutido consigo outras perdas, como energia, mão de obra e produtos químicos. Além disso, os montantes financeiros que também são perdidos poderiam ser investidos em melhorias dos ativos da companhia. Tendo como objetivo de estudo as perdas de água em sistemas de abastecimento, esta tese avalia, por meio de experimentos práticos, os volumes perdidos em dois pontos críticos do sistema, a saber: cavaletes de micromedição e tubulações da distribuição. Também foi avaliado o desempenho das companhias estaduais de saneamento quanto ao controle e a redução de perdas com base nos indicadores do SNIS. Sua principal contribuição foi discutir as perdas de água: (i) por meio da mensuração dos volumes perdidos; e (ii) pela busca de um benchmarking entre as companhias estaduais. Quanto aos volumes perdidos, concluiu-se que para os cavaletes de micromedição a simples falta da borracha de vedação do hidrômetro acarreta a perda de um grande volume de água, sendo a tubulação de ferro fundido aquela em que as perdas foram mais elevadas. Além disso, concluiu-se que o aumento da pressão contribui proporcionalmente com o aumento da vazão do vazamento para ambos os experimentos. No caso das companhias estaduais, verificou-se que apenas quatro se destacaram como as de melhor desempenho no universo de 22 avaliadas nos dez anos base.

According to the 2013 report produced by the National Sanitation Information System (hereby referred to by its Brazilian acronym SNIS) 40% of the total amount ofwater treated by state sanitation companies in 2011 was lost during its distribution, either through real losses or due to apparent losses. This extremely high percentage loss also incurs in other costs, such as those associated with energy, labor, and chemical products employed in the treatment of the lost water. Moreover, the financial resources associated with these losses could, otherwise, be invested in improvements of the companies’ systems. Aiming to study the losses in water distribution systems, the present dissertation evaluates, by means of practical experiments, the volumes of losses in two critical points of the system, namely: water service pipe and pipe networks. The present work’s main contributions were: (i) the quantification of lost volumes and (ii) the identification of benchmarks against which the performance of the different state sanitation companies can be assessed. Regarding causes of losses in the water service pipe, the absence of a simple rubber gasket in the flow meter was the most significant cause, whereas in the pipe network, the cast iron pipes were the ones with the highest incidence of leakage. Furthermore, increased pressure in the systems yielded higher losses. Regarding the state sanitation companies, one can observe that only four had acceptable performance in a population of 22 evaluated during the course of 10 years.