Monica Maria Pena

Título



Aplicação e Análise da Metodologia da IWA para o Controle de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água da Baixada de Jacarepaguá/RJ

Orientador(es)



José Paulo Soares de Azevedo e José Antonio Fontes Santiago

Resumo



O presente trabalho analisa a viabilidade e a sustentabilidade técnica-econômica-financeira de um programa de controle e redução de perdas na Baixada de Jacarepaguá, no município do Rio de Janeiro, utilizando as premissas da metodologia da IWA com ações e intervenções ao longo de um período de cinco anos. A análise é feita considerando cenários com diferentes eficiências na redução de perdas, para os quais são obtidos os tempos de retorno do investimento – payback. Para definir os cenários são utilizados parâmetros relatados na literatura e obtidos através da experiência de outros prestadores. A gestão do controle e redução de perdas visa contribuir na eficiência do sistema de abastecimento, principalmente no sistema de distribuição. A análise dos cenários sinaliza a possibilidade de contribuir no processo de universalização do atendimento em outras áreas do Sistema Produtor Guandu, ao prever reduções de perdas na Baixada de Jacarepaguá mesmo no cenário e meta mais desfavoráveis. Os resultados sugerem que o prestador obteria ‘ganhos’ de oferta para seu sistema produtor podendo ofertar água tratada para outras áreas.

Abstract



This work analyses the technical-economic-financial feasibility and sustainability for a water loss control and reduction program at Baixada de Jacarepagua, in Rio de Janeiro, using the assumptions of the IWA methodology with actions and interventions  over a five years period. The analysis is done considering scenarios with different efficiencies of loss reduction, with corresponding payback times. To define the scenarios, reported parameters from the literature together with data from other utility companies are used. The control and loss reduction management aims to contribute to the efficiency of supply, especially in the distribution system. The analysis of the scenarios indicates the possibility of contributing in the process of universal care in other areas of Guandu Production System, providing reduced losses in the Baixada de Jacarepaguá even in the worst scenario and goal case. The results suggest that the supplier would get ‘gains’ for its production system allowing to supply treated water to other areas.

Imprimir