Paula Faragó Vieira Barbosa

TANGIS: Sistema de Visualização Geográfica com Interface Tangível para Apoio à Tomada de Decisão Ambiental na Amazônia

Luiz Landau

Este trabalho apresenta um sistema de visualização geográfica 3D com diferentes formas de visualização, para apoiar uma equipe interdisciplinar na tomada de decisões em operações de contingências na Amazônia, de forma colaborativa para prevenir e minimizar os eventuais impactos ambientais. Este seria feito através da análise de dados de Modelo Digital de Elevação (DEM) utilizando a técnica de Interface Tangível (TUI). Esta técnica permite simplificar a usabilidade do sistema através da manipulação de mapas com objetos físicos tangíveis a fim de analisar, comparar e alterar mapas em tempo real. Por fim, descreve os resultados de três estudos de casos provenientes da Amazônia e relacionados à dinâmica de: análise de cheias e secas nas quatro estações hidrográficas do ano; visualização da batimetria do fundo do rio; e posicionamento de gasodutos.

This thesis presents a 3D geographical visualization technique with different kinds of visualizations, in order to perform decision making in Amazonia for improving analysis and interpretation of terrains in a collaborative and interactive way to prevent and minimize ambiental impacts. It is based on the concept of Tangible User Interface (TUI), which permits manipulation of Digital Elevation Models (DEM). This technique simplifys system's usability through manipulation of maps with tangible objects to analyse, to compare and to change maps in real time. Finally, it describes the results of three Amazonia cases studies: Differents aspects of Amazonia maps, data visualizations related to hidrodinamic simulations in the Solimoes river and position planning of gas pipeline.