Eduardo Alvim Leite

Gestão do Valor da Informação Hidrometeorológica: O Caso dos Alertas de Inundação para Proteção de Bens Móveis em Edificações Residenciais de União da Vitória

Otto Corrêa Rotunno Filho

Apesar da relevância das motivações relacionadas aos estudos de valor da informação hidrometeorológica, iniciativas desse tipo têm sido insuficientes, tanto no Brasil quanto em outros países, devido à existência de um conjunto de condicionantes e desafios que limita o seu escopo e seu desenvolvimento.  O trabalho apresenta uma abordagem metodológica que propõe uma mudança de foco de realização de estudos isolados para o estabelecimento de um processo sistemático e estruturado de gestão do valor da informação hidrometeorológica nas organizações sensíveis ao tempo, clima ou recursos hídricos. Essa mudança de foco baseia-se na constatação da existência de múltiplos valores da informação, cada um deles retratando aspectos essenciais da relação entre a informação e seu processo de acesso, assimilação e uso. A metodologia proposta prioriza a perspectiva da Teoria da Decisão, elegendo, como unidade de análise, o processo de tomada de decisão impactado pelas variáveis, fenômenos e informações hidrometeorológicas. Ela enfatiza a importância de integrar diferentes métodos de estimativa de valor e derivar estratégias de gestão da análise combinada dos múltiplos valores estimados. A metodologia também inclui uma tipologia de problemas e uma proposta de estruturação do ambiente de simulação e análise, que contempla o uso da abordagem Dinâmica de Sistemas.  Em consonância com a abordagem metodológica proposta, esta pesquisa apresenta um estudo específico, no qual investiga o valor da informação de alerta de inundações. Os efeitos sobre o valor do alerta da incorporação das incertezas nos processos decisórios e de melhorias na geração das previsões hidrometeorológicas são analisados. Também são apresentadas inovações para o modelo referencial de sistema de previsão e alerta de inundações, para o critério de mensuração do valor da informação e para a estratégia probabilística de emissão do alerta.

Despite the relevance of the motivations for conducting studies about hydrometeorological information value, there are insufficient initiatives with this approach, both in Brazil and in other countries, due to the existence of a set of conditioners and challenges that limits their scope and development.  The work presents a methodological approach for changing the focus from isolated studies to the establishment of a structured and systematic management process of value of hydrometeorological information at organizations that are sensitive to weather, climate or water resources. This change of focus is based on the finding of multiple values of information, each one depicting key aspects of the relationship between information and its process of access, assimilation and use. The proposed methodology prioritizes the perspective of Decision Theory, electing as unit of analysis the decision making process impacted by hydrometeorological variables, phenomena and information. The methodology emphasizes the importance of integrating different methods of value estimation and deriving management strategies by the combined analysis of multiple estimated values. The methodology also includes a typology of problems and a proposal of structure for the environment of simulation and analysis, that considers the use of System Dynamics approach.  In line with the proposed methodology, this research presents a case study, which investigates the value of flood warning information. The effects of the incorporation of uncertainty in decision making processes and of improvements in the generation of hydrometeorological forecasts on the value of warning are analyzed. In addition, innovations are presented for the reference model of flood forecasting and warning system, for the measuring criterion of value of information and for the probabilistic strategy for warning issues.