Emerson Figueiredo dos Santos

Título



Análise e Redução de Vibrações em Pontes Rodoviárias

Orientador(es)



Ronaldo Carvalho Battista e Michèle Schubert Pfeil

Resumo



Este trabalho de pesquisa traz uma contribuição técnico-científica à investigação dos efeitos danosos causados às pontes rodoviárias pelo fenômeno de interação dinâmica entre os veículos, o pavimento e a estrutura; traz, também, uma contribuição à avaliação do desempenho de sistemas de controle dinâmico para redução das vibrações induzidas pelo tráfego de veículos, especialmente os de carga pesada. Apresentam-se a modelagem matemática do fenômeno em foco e uma breve descrição da modelagem numérico-computacional empregada para solução dos problemas práticos. Apresentam-se também exemplos de aplicação a casos reais e, por meio da correlação de resultados numéricos e experimentais, são validados os modelos matemáticos dos problemas de interação dinâmica veículo-pavimento-estrutura e de controle passivo das vibrações resultantes. A ferramenta de análise numérica desenvolvida servirá ainda, numa extensão deste trabalho, para elaborar novos modelos de carga móvel e atualizar as normas brasileiras da ABNT que tratam do projeto de estruturas de pontes rodoviárias.

Abstract



This research work brings forth a technical-scientific contribution to the investigation of the damaging effects caused to motorway bridges by the phenomenon of dynamic interaction between vehicles, pavement and structure. It also brings forth a contribution to the performance evaluation of dynamic control systems installed in the bridge structure for mitigating vibrations induced by the traffic of heavy vehicles. The mathematical modeling of the focused phenomenon and a brief description of the numerical-computational modeling employed in the solution of practical problems are presented. Some applied examples of real cases are explored and the correlations between numerical and experimental results are used to validate the mathematical-numerical models for the dynamic problem of vehicle-pavement-structure interaction and also for the dynamic coupling between this complex structural system and the vibration control mechanisms. Hence, the developed numerical tool of analysis will also serve, in a future extension of this work, to elaborate new loading models and to update the Brazilian design codes for motorway bridge structures.

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