Márcio Marangon

Título



Proposição de Estruturas Típicas de Pavimentos para Região de Minas Gerais Utilizando Solos Lateríticos Locais a Partir da Pedologia, Classificação MCT e Resiliência

Orientador(es)



Laura Maria Goretti da Motta

Resumo



O trabalho aborda sobre a construção de pavimentos, para a condição de baixo tráfego com o uso de solo fino laterítico predominantemente argiloso, baseado na experiência desenvolvida inicialmente no Estado de São Paulo, e que vem sendo difundida em outros Estados do Brasil. A aplicação desta técnica considera a utilização do solo local na sua construção. Foram coletadas diversas amostras de solo em uma região do Estado de Minas Gerais em que foi pesquisado o seu comportamento visando a proposição de estruturas típicas de pavimentos, para alguns destes solos. Para o estudo e caracterização dos solos a serem utilizados como base do pavimento, foram identificadas as suas características segundo a pedologia, o sistema de classificação MCT dos solos e as referentes ao comportamento resiliente. O trabalho discutiu também a proposta de alteração da metodologia MCT de classificação dos solos. São propostas diversas estruturas para pavimentos consideradas algumas alternativas de tráfego, revestimento e de energia de compactação dos solos de base. Os resultados obtidos indicam que estes materiais apresentam características técnicas para serem utilizados em pavimentos alternativos, sendo possível dimensionar estruturas esbeltas para as condições de baixo tráfego. A pesquisa de materiais de construção com a reunião dos conhecimentos da pedologia, da metodologia MCT e da resiliência se mostrou extremamente oportuna e conveniente na avaliação da qualidade destes materiais.

Abstract



This study approaches the construction of pavements, under low-traffic condition, making use of mainly clayey fine lateritic soil, based on the experiments initially carried out in the state of São Paulo, which have since then been spread to other states. The use of this technique considers the use of local soil in its construction. Several soil samples were gathered from a certain region in the state of Minas Gerais, from which its behavior has been investigated in order to propose the typical pavement structures for some of these soils. For the study and featuring of the soils to be used as the pavement basis, their characteristics have been identified according to pedology, the MCT Soil Classification System and those related to the resilient behavior. This work has also discussed the proposal for the alteration of the MCT Soil Classification methodology. Several pavement structures are proposed considering a few alternatives for traffic, coating and base soil compacting energy. The results found indicate that these materials show technical characteristics to be used in alternative pavements, with the possibility of creating slender structures for the low-traffic conditions. The research for construction materials gathering knowledge from pedology, MCT and resiliency methodology has proven extremely suitable and convenient in the quality assessment of these materials.

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