João Barbosa de Souza Neto

Comportamento de um Solo Colapsível Avaliado a Partir de Ensaios de Laboratório e Campo, e Previsão de Recalques Devidos à Inundação (COLAPSO)

Willy Alvarenga Lacerda e Roberto Quental Coutinho

Esta tese apresenta um estudo envolvendo ensaios de campo e de laboratório com os principais objetivos de: avaliar a variação no comportamento de um solo não saturado de comportamento colapsível devido ao umedecimento; avaliar critérios de identificação existentes na literatura para um solo colapsível regional; e avaliar métodos de previsão de recalques de colapso de uma fundação superficial. Uma Escola Agrícola que apresenta danos devido ao colapso do solo de fundação foi escolhida para servir de campo experimental. No campo foram realizadas coletas de amostras, ensaios de permeabilidade “in situ”, sondagens SPT-T, ensaios de colapso no campo através de provas de carga em placa e um equipamento denominado Expansocolapsômetro aperfeiçoado nesta pesquisa. No Laboratório foram realizados ensaios de caracterização, estudos mineralógicos, curvas características do solo e estudo da colapsibilidade através de ensaios edométricos convencionais e com sucção controlada. O resultado da pesquisa revelou a existência de uma camada de solo com maior susceptibilidade ao colapso, o que pode justificar os danos observados nas construções. Os resultados dos ensaios de colapso “in situ” mostraram que os recalques de colapso tendem a se concentrar na metade superior do bulbo de tensões. O Expansocolapsômetro mostrou ser um equipamento promissor na identificação e previsão de recalques de colapso de uma fundação superficial.

This thesis presents a study including in situ and laboratory testings aiming: to evaluate the variation on behavior of an unsaturated soil with potential of collapse, due to wetting; to discuss the procedures to identification of a collapsible regional soil; and to evaluate predictions methods of collapse settlements of superficial foundation. The studied area is an agricultural school located in Petrolândia city in site of collapsible soils. In the field were performed many activities including SPT-T, in situ permeability test, soil sampling, in situ permeability tests, soil sampling, in situ collapse testings using a plate with a diameter of 0.80 m and the “down hole collapse test (Expansecollapsometer)” . In the laboratory were performed characterization tests, mineralogy studies, soil-water characteristic curve (SWCC), and conventional and suction controlled collapse tests. The results of the investigation (research) showed the presence of a layer with higher potential to collapse, which can justify the damages observed in the buildings. The in situ collapse testings results showed that the collapse settlements basically occurred in the halph upper part of the stress bulb. The equipment Expasecollapsometer showed a single, economical and useful way as an identification method and to provide parameters to collapse settlement predictions.