Israel Oliveira Dias
Título
ANÁLISE DO DANO EM MISTURAS ASFÁLTICAS APLICADAS À PAVIMENTOS TRINCADOS USANDO O PROGRAMA AEDC
Resumo
O recapeamento é uma alternativa adotada com frequência para o tratamento de pavimentos danificados. Com ele, trincas existentes na camada antiga de revestimento podem se propagar até a camada nova, resultando na reflexão de trincas. Este trabalho avalia o potencial de resistência ao dano por reflexão de trincas de estruturas de pavimentos asfálticos considerando diferentes soluções, que incluem a fresagem parcial do revestimento trincado e/ou o recapeamento com uma camada de mistura asfáltica nova. São realizadas simulações numéricas usando um programa baseado na teoria da Mecânica do Dano Contínuo para a caracterização da evolução do dano, que é convertido em área trincada para permitir a sua comparação com os dados reais de área trincada em campo. A comparação entre as simulações apresentou resultados promissores e indicou que o modelo numérico-experimental adotado no trabalho tem grande potencial para ser usado para ranquear diferentes opções de reabilitação dos pavimentos. Espera-se que o modelo desenvolvido pelo programa AEDC, desenvolvido pelo Professor Francisco Almeida (UFCA), com forte embasamento teórico possa se tornar uma ferramenta eficiente e acurada de caracterização da reflexão de trincas em pavimentos asfálticos e que auxilie na tomada de decisão a respeito da estratégia mais adequada a ser adotada para mitigar ou retardar este tipo de dano.
Abstract
Resurfacing is an alternative often adopted for the treatment of damaged pavements. With it, existing cracks in the old surface layer may propagate towards the new layer, resulting in reflective cracking. This work evaluates the potential resistance to reflective cracking of asphalt pavement structures considering different solutions, including partial milling of the cracked coating and/or resurfacing with a new asphalt mixture layer. Numerical simulations are performed using a program based on the Continuous Damage Mechanics theory to characterize the damage evolution, which is converted to cracked area to allow its comparison with real data of field cracked area. The comparison between simulation was promising and indicated that the numericalexperimental model adopted in the research has a great potential to be used for ranking different pavement rehabilitation options. It is expected that the theoretically-sound model developed herein can become an efficient and accurate tool for characterizing reflective cracking in asphalt pavements and that it may assist in decision making regarding the most appropriate strategy to be adopted to mitigate or delay this type of damage.