Clara Rayssa Romero Rodrigues Souza
Título
ANÁLISE DO DESEMPENHO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS QUENTES E MORNAS PRODUZIDAS COM RECLAIMED ASPHALT PAVEMENT (RAP) A PARTIR DA ABORDAGEM DE DANO CONTÍNUO VISCOELÁSTICO
Resumo
A necessidade de desenvolver tecnologias sustentáveis no setor de transportes tem se tornado cada vez mais urgente, já que este setor demanda a utilização de grandes quantidades de recursos naturais. Dessa forma, o uso de materiais como misturas do tipo Warm Mix Asphalt (WMA), as chamadas misturas mornas, e Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) tornam-se alternativas para a diminuição das emissões de poluentes e do consumo energético durante o processo de produção das misturas asfálticas. Neste sentido, este trabalho avaliou o comportamento mecânico de misturas quentes e mornas, contendo ou não RAP, a partir da abordagem do dano contínuo viscoelástico. Foram estudadas cinco misturas dosadas de acordo com a metodologia Superpave, contendo um CAP 50/70 puro na sua composição. Este ligante foi modificado com aditivo surfactante para a produção das misturas mornas. Também foi avaliado o efeito de um agente rejuvenescedor nessas misturas. Os resultados dos ensaios foram adotados como parâmetros de entrada em simulações estruturais de pavimentos asfálticos no programa FlexPAVETM 1.1, considerando o modelo viscoelástico de dano contínuo simplificado (S-VECD). Em geral, os resultados indicaram uma boa relação entre os parâmetros de Fator de Fadiga de Mistura (FFM) e Rutting Strain Index (RSI) e as simulações realizadas para simular o dano causado por fadiga e por deformação permanente, respectivamente. A diminuição da temperatura associada com a utilização de material fresado e AR implicaram em um desempenho equivalente ao das misturas de referência. Por fim, apesar de as misturas mornas se mostrarem mais suscetíveis ao dano por deformação permanente, a incorporação de material fresado reduziu a magnitude deste dano..
Abstract
The need to develop sustainable technologies in the transport sector has become increasingly urgent, as this sector demands the use of large amounts of natural resources. Thus, the use of materials such as Warm Mix Asphalt (WMA) and Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) becomes an alternative for reducing pollutant emissions and energy consumption during the production process. In this sense, this work evaluated the
mechanical behavior of hot and warm mixtures, with or without RAP, using the viscoelastic continuous damage approach. Five mixtures were designed according to the Superpave methodology, containing pure CAP 50/70 in their composition. This binder was modified with a surfactant additive for the production of warm mixes. The effect of a rejuvenating agent was evaluated in the corresponding mixtures. The test results were adopted as input parameters in structural simulations of asphalt pavements in the FlexPAVETM 1.1 program, considering the simplified continuous damage viscoelastic model (S-VECD). In general, the results indicated a good relationship between the Mixture Fatigue Factor (FFM) and Rutting Strain Index (RSI) parameters and the simulations performed to simulate the damage caused by fatigue and permanent deformation, respectively. The decrease in temperature associated with the use of milled material and AR resulted in a performance equivalent to that of the reference mixtures. Finally, although the warm mixtures were more susceptible to permanent deformation, the incorporation of milled material reduced the magnitude of this damage.