Érika de Moura Costa Almirão

Título

INFLUÊNCIA DA MODELAGEM DAS CORRENTES MARINHAS NO CÁLCULO DA VIDA À FADIGA DE DUTOS RÍGIDOS EM VÃO LIVRE

Orientador(es)

Gilberto Bruno Ellwanger

Luis Volnei Sudati Sagrilo

Resumo

A identificação de vãos livres em dutos rígidos submarinos em operação não previstos em projeto, é uma das atividades necessárias para garantir suas condições de estabilidade. A avaliação de vida à fadiga para estes vãos livres ganhou maior importância nos últimos anos, devido principalmente ao envelhecimento dos campos de produção de petróleo e a busca de melhoria contínua para o processo de gerenciamento da integridade, já que a intervenção em dutos submarinos usualmente possui custos elevados. Este trabalho tem por objetivo avaliar a influência no cálculo de vida à fadiga do uso de mais setores na distribuição angular do perfil de corrente e de curvas de distribuição de probabilidades ajustadas para representação da corrente marinha, aplicadas a três vãos livres para o estudo de caso, em um duto rígido submarino hipotético. Posteriormente para o mesmo estudo de caso são avaliadas a influência da intensidade de turbulência e do coeficiente de massa adicionada, a fim de identificar possíveis direcionadores para novos estudos.

Abstract

Unpredicted Free span identification on operational subsea rigid pipelines is one of the activities necessary to guarantee its stability conditions. Fatigue life evaluation of those free spans has gained larger importance in the last years, mainly, due to the aging of oil fields and the continual search for improvement of the integrity management process, since subsea pipelines intervention usually has high costs. This work aims to evaluate the influence on the fatigue life calculation of the use of more sectors for current profile angular distribution and of probability density adjusted distribution to represent marine currents, applied to the case study of three free spans, on a hypothetic rigid subsea pipeline. Posteriorly, for the same case study it is evaluated the influence of the turbulence intensity and the added mass coefficient, in order to identify possible directions for new studies.

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