Nathália Aquino Alvim

 

Título

SIMULAÇÃO NUMÉRICA-EXPERIMENTAL DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÕES DE INCÊNDIO

Orientador(es)


Alexandre Landesmann

Resumo


Este trabalho apresenta investigação numérico-computacional de movimentação de pedestres em situações de incêndio. A primeira etapa da análise consiste do estudo do modelo matemático de Força Social proposto por HELBING e sua aplicação em uma geometria de baixa complexidade. Na segunda etapa, são utilizadas ferramentas de simulação para verificação de resultados. Os dados de resposta do cálculo analı́tico de um problema exemplo são comparados com os resultados obtidos através da ferramenta computacional FDS+EVAC. Posteriormente, esta mesma ferramenta é utilizada para reprodução de um cenário sugerido pelo guia da Organização Marı́tima Internacional (IMO) para validação de softwares de movimentação de pessoas. Adicionalmente, é realizado um simulado de evacuação em escala real no
Bloco A do Edifı́cio Jorge Machado Moreira, recentemente atingido por um incêndio. Os resultados deste experimento são comparados com dados já existentes na literatura e posteriormente utilizados para calibrar um modelo desenvolvido para esta instalação visando posterior utilização de forma a contribuir com a segurança da instalação. Os cenários considerados no ensaio são reproduzidos através da ferramenta computacional de forma fidedigna. O trabalho inclui também uma análise de conformidade com os requisitos normativos vigentes no Rio de Janeiro das instalações do Bloco A da edificação.

Abstract


This work presents a numerical-computational investigation aimed to asses the people motion under fire situations. The first step of the analysis consists of the study of the Force Social model proposed by HELBING and its application in a geometry of coarse complexity. The second step includes a result verification using computational simulation tools. The analytical solution for an example is compaired with the data coming from simulations made through the FDS + EVAC software. Subsequently, the same tool is used to reproduce a scenario suggested by the International Maritime Organization (IMO) guide for validation of software for people motion. In addition, a full-scale evacuation simulation is performed for the building Ed. Jorge Machado Moreira which was recently hit by a fire. The results coming from this experiment are compared with the literature data and later used to calibrate a computational model developed for this installation. Later, this will be used in order to contribute to the safety of the installation. Those scenarios considered in the test are reproduced through FDS+EVAC in a reliable way. The work also includes an analysis of the building compliance with the current safety code requirements of Rio de Janeiro.

 

 

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