Roney de Moura Gomes

Aplicação do Ensaio de Dilatômetro Sísmico à Previsão de Recalques de Fundações Rasas em Areias

Francisco de Rezende Lopes
Fernando Artur Brasil Danziger

A previsão de recalques de fundações rasas em areias é uma tarefa desafiadora. Isto se deve, principalmente, à dificuldade de se obter amostras indeformadas para ensaios de laboratório e à variação da rigidez com o nível de tensões, típica dos solos com comportamento drenado. Deste modo, os ensaios de campo se tornam a principal ferramenta para definição de parâmetros de deformabilidade em areias. O ensaio de dilatômetro de Marchetti (DMT) fornece parâmetros de deformabilidade, cuja aplicação à previsão de recalques foi proposta por diversos autores. A incorporação de um módulo sísmico a este ensaio (SDMT) permite a avaliação do módulo de cisalhamento inicial (G0), que também pode ser empregado na previsão de recalques. No presente trabalho são avaliadas diferentes metodologias de previsão de recalques, com ênfase nos métodos que empregam resultados dos ensaios DMT e SDMT. Inicialmente é realizado um estudo de caso publicado na literatura, em que foram executados diversos ensaios de campo e laboratório, além de provas de carga em 5 sapatas em areia (na Texas A&M University). Como parte da pesquisa atual, foram executados ensaios de campo e provas de carga em placa de três diferentes diâmetros na areia da Praia de Copacabana, altura do Leme, no Rio de Janeiro. Para esse caso foram avaliados os resultados das provas de carga por diferentes abordagens e aplicadas diferentes metodologias de previsão de recalques. O SDMT se mostrou uma ferramenta eficiente para a previsão de recalques em fundações rasas em areia, tanto em abordagens lineares (Teoria da Elasticidade) quanto em não lineares (modelo hiperbólico).

The settlements prediction of shallow foundations on sand is a challenging task. This is due mainly to the difficulty of obtaining undisturbed samples for laboratory tests, and also the variation of stiffness with stress level, typical of soils with drained behavior. Accordingly, field testing has become the main tool for setting deformability parameters of sands. The Marchetti’s Flat Dilatometer (DMT) provides deformability parameters, whose application to settlements prediction was proposed by several authors. The incorporation of a seismic module to this test (SDMT) allows the evaluation of the initial Shear Modulus (G0), which can also be employed in settlements prediction. In the current work different settlements prediction methods were evaluated, with emphasis on methods employing results of DMT and SDMT. Initially it performs a case history where were executed several field and laboratory tests, as well load tests on 5 footings in the sand (at Texas A & M University). As part of the current research field tests and load tests in three different diameters plates have been performed on the sand of Copacabana Beach, near Leme, Rio de Janeiro. For this case the results of load tests by different approaches were evaluated and applied different settlements prediction methods. The SDMT was found to be an efficient tool for settlements prediction of shallow foundations on sand, both in linear (Theory of Elasticity) and nonlinear (hyperbolic model) approaches.