Dianelys Vega Ruiz

Título

Análise do Comportamento de Passarela Sob a Ação de Cargas Humanas


Orientador(es)

Carlos Magluta
Ney Roitman


Resumo

Na atualidade, devido aos avanços técnico-científicos, estruturas cada vez mais esbeltas e flexíveis têm sido concebidas, podendo provocar uma redução nas suas frequências naturais. No caso específico das passarelas, o risco de ressonância com o carregamento humano tende a aumentar já que as frequências de excitação desse tipo de carregamento podem se aproximar das frequências naturais dessas estruturas.
O objetivo deste trabalho é a abordagem através de modelo numérico do comportamento dinâmico de uma passarela sob cargas induzidas por pedestres, validado através de medições experimentais, bem como a análise da variação das propriedades modais da estrutura devido à presença de pessoas.
Foram realizados testes experimentais sobre uma plataforma mista de aço e concreto, a qual foi instrumentada com acelerômetros para medir a sua resposta estrutural e plataformas de carga para medir a excitação produzida pelos pedestres. A partir dos resultados experimentais o modelo numérico é ajustado, permitindo analisar a resposta da estrutura sob ação de carregamentos induzidos por diferentes quantidades de pessoas.


Abstract

In actuality, due to technical and scientific advances, more slender and flexible structures have been constructed, which could cause a reduction in their natural frequencies. In the specific case of footbridges, the risk of resonance with the human load tends to increase as the excitation frequency of this type of loading can approach the natural frequency of these structures.
The objective of this work is to approach through analytical and numerical model the dynamic behavior of a footbridge under loads induced by pedestrian, validated by experimental measurements, and study changes in structural modal properties due to presence of people.
Experimental tests were conducted on a steel-concrete platform which was instrumented with accelerometers for measuring the structural response and loading platforms for measuring the excitation produced by pedestrians. From the experimental results, the numerical model is adjusted allowing to analyze the response of the structure under the action of loads induced by different people densities.


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