Tianna Bloise Thomaz

Título

Análise Da Resistência Lateral Na Interação Solo-Duto


Orientador(es)

Gilberto Bruno Ellwanger
Daniel Lyrio Carneiro


Resumo

O comportamento de um duto quando submetido a carregamentos externos é governado pela interação duto-solo. Essa interação não é, ainda, completamente entendida, e muitas incertezas são observadas nos modelos disponíveis baseados em experimentos ou em análise numérica. A carga máxima lateral que a seção de um duto pode atingir, antes de movimentos significativos serem observados, é uma das mais importantes respostas que um modelo de interação duto-solo deveria ter, junto com o projeto. Algumas fórmulas simples para calcular esta carga limite são encontradas na literatura; hoje, a que mais se destaca é a fórmula oriunda do SAFEBUCK JIP. Interessada em entender a resistência lateral máxima duto-solo, junto com deslocamentos associados com a carga máxima, a autora realizou uma série de análises não lineares em elementos finitos, fazendo o uso do modelo de solo Cam Clay. Como resultado, alguns aspectos relacionados à resposta lateral duto-solo foram mostrados. Os resultados indicam que a maioria das análises em elementos finitos, considerando modelos não drenados, são próximos à equação desenvolvida na Fase II do SAFEBUCK. O presente trabalho discute esses e outros aspectos sobre os resultados da análise em elementos finitos.


Abstract

The behavior of a pipeline when subjected to external loads is governed by the pipe-soil interaction. Yet, this interaction is not fully understood, and much uncertainty is observed in the currently available models based either on experiments or on numerical analysis. The maximum lateral load that a section of pipeline can undergo before significant movements are observed is one of the important answers a pipe-soil interaction model should provide the designer with. Some simple formulas for calculating this limit load are found in the literature, such as SAFEBUCK JIP. Interested in understanding the maximum lateral pipe-soil resistance, together with the displacements associated with the maximum loads, the author performed a series of detailed non-linear finite element models, considering the soil model Cam Clay. Results enlighten some aspects of the lateral pipe-soil response, in which indicates that most of finite element analysis, considering undrained models, are quite fit when compared with the ones obtained by equation developed in Phase II of SAFEBUCK. This dissertation discusses these and some other observed aspects of the results from a serie of finite element analysis.


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