Lídia Diniz Martins

Título

Levantamento Da Utilização De Sistemas De Gerência De Pavimentos No Brasil E Estudo De Caso

Orientador(es)

Laura Maria Goretti da Motta


Resumo

Esta dissertação buscou identificar as diferentes formas de gerência de pavimentos rodoviários adotadas atualmente no Brasil, contribuindo para que ela seja mais eficiente. A metodologia adotada ocorreu em duas etapas: a primeira foi uma pesquisa em forma de questionário em âmbito estadual e a segunda, um estudo de caso sobre o sistema de gerência em desenvolvimento para o órgão federal. O questionário elaborado para a pesquisa contém perguntas feitas aos administradores de rodovias estaduais sobre o estado de implantação, ferramentas, operação e desempenho do sistema de gerência em uso. O estudo de caso tomou como referência um Projeto do Programa CREMA de um segmento da BR-020 no Estado da Bahia para uma análise comparativa com uma estimativa gerencial do SGP do DNIT considerando aspectos técnicos e financeiros. Os resultados da pesquisa mostram com 95% de confiança que entre 15 e 22 órgãos estaduais, dos 27 existentes, utilizam ou estão desenvolvendo um SGP. Nove deles contribuíram para a pesquisa detalhando as características dos sistemas, de modo identificar limitações e dificuldades na sua implantação e operação. Em relação ao sistema em desenvolvimento do DNIT, há semelhanças técnicas entre suas soluções gerenciais e o Projeto CREMA; no entanto o SGP-DNIT tem muito mais possibilidades de análise. No estudo de caso o orçamento do CREMA superou o do SGP em 12%. Conclui-se que há vantagens na aplicação deste SGP-DNIT e pontos a serem melhorados, sendo a ferramenta adequada às necessidades atuais do DNIT.


Abstract

This work aimed to identify the different forms of management of road pavements currently in Brazil, so that it could to be more efficiently. The methodology developed in two stages: the first was a survey using a questionnaire at the state level and the second, a case study on the management system in development for the federal agency. The questionnaire prepared for the survey contains questions asked administrators of state highways on the deployment state, tools, operation and performance of the PMS in use. The case study took as a reference CREMA’s Program Design of a segment of highway BR-020 in Bahia for a comparative analysis with a management estimate from DNIT’s GSP considering technical and financial aspects. The survey results show with 95% confidence that between 15 and 22 state organs, among the 27 existing, operate or are developing a GSP. Nine of them contributed to the research detailing the features of the systems, identifying limitations and difficulties in their implementation and operation. In relation to the system under development to DNIT, there are technical similarities between their management solutions and the CREMA’s Design analyzed; however, the SGP-DNIT has much more possibilities for analysis. In the case study, the CREMA’s budget exceeded the SGP by 12%. In conclusion, there are advantages in the application of SGP-DNIT and points of improvement, but this is an appropriate tool to DNIT’s current needs.


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