Dearley Brito Liberato

Avaliação Da Caixa Pluviômetra: Um Novo Equipamento Desenvolvido Para Medir A Precipitação, Infiltração De Chuva, Escoamento Superficial E Índice De Erosão Em Terrenos Com Diversos Tipos De Cobertura

Marcelo Gomes Miguez
Theophilo Benedicto Ottoni Filho

A chuva é geralmente o principal processo de abastecimento de água na natureza e sua mensuração é um procedimento comum em hidrologia. No entanto, a necessidade dos estudos hidrológicos deve ser voltada para os três principais efeitos da chuva: a infiltração, o escoamento superficial e a erosão. Assim, o principal objetivo deste trabalho é testar o desempenho de dois protótipos de um novo equipamento hidrométrico, denominado Caixa Pluviômetra (CP). A CP foi desenvolvida pela Escola Politécnica da UFRJ e foi idealizada para mensurar os principais processos hidrológicos associados à chuva (precipitação total, infiltração e escoamento superficial), bem como avaliar um índice de erosão associado às precipitações medidas. Os resultados indicam que quando a CP é do tipo registradora (primeiro protótipo), as curvas de infiltração determinadas em condições de solo descoberto foram adequadas. Além disso, esse protótipo se mostrou eficiente na determinação diária da chuva, infiltração, escoamento superficial e erosão. Com relação aos testes em bancada, o segundo protótipo da CP teve também bom desempenho. Nesse caso as curvas de infiltração ajustadas pelo modelo de Kostiakov foram mais bem representativas do que a curvas ajustadas pelo modelo de Horton, para ambos os pavimentos testados, um construído com resíduo de construção (AGC) e um intertravado comercial.

The rain is usually the main water supply process in nature and its measurement is a common procedure in hydrology. However, that is required in hydrological studies are the three main effects of rain: the processes of infiltration, runoff, and erosion. Thus, the main objective of this work is to test the performance of two prototypes of a new hydrometric equipment called Rain Gage Box (RB). The RB is a device developed by Escola Politécnica of UFRJ which was designed to measure the main hydrological processes related to rainfall (total precipitation, infiltration and runoff), and assess an erosion index associated to the rainfall measurements. The results indicate that when the RB is recording-type (first prototype), the infiltration curves determined on bare soil conditions were suitable. Furthermore, it was show that this prototype was efficient for daily determination of rainfall, infiltration, runoff and erosion. With respect to the workbench tests, the second RB prototype had also performance. In this case, the infiltration curves fitted by the Kostiakov's model were more representative than the infiltration curves fitted by the Horton's model, for both permeable pavements tested, one built with building's residue (AGC) and a commercial interlocked pavement.