Anselmo de Souza Pontes

Título

Avaliação do Impacto das Emissões Atmosféricas Provenientes das Atividades Portuárias Sobre a Qualidade do ar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro


Orientador(es)

Otto Corrêa Rotunno Filho
Luiz Cláudio Gomes Pimentel


Resumo

Na condição de uma das principais e potenciais responsáveis pelo desenvolvimento dos municípios litorâneos brasileiros, a atividade portuária consiste em um aglomerado produtivo cuja especialidade é a movimentação de mercadorias oriundas de embarcações marítimas, gerando emprego, renda e promovendo o balanço comercial brasileiro. O objetivo deste estudo foi estimar as emissões atmosféricas totais dos poluentes SO2, MP10 e NOx, emitidos na rotina operacional do porto do Rio de Janeiro, mediante a elaboração de um inventário de emissões e o emprego do modelo Lagrangeano transiente CALPUFF, para avaliar o correspondente impacto das atividades portuárias em termos de concentrações sobre a qualidade do ar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro no período de 14/12/2013 a 23/12/2013. O inventário de emissões apontou que os poluentes mais emitidos são o NOx e o SO2, principalmente nas movimentações de navios e veículos pesados. Em relação ao MP10, seu principal contribuinte é a movimentação de ferro gusa e produtos siderúrgicos nos pátios de estocagem do porto. A análise integrada dos resultados simulados apresentou bons índices estatísticos, quando comparados com os dados de monitoramento ambiental. Constatou-se, também, que o SO2 não apresenta valores preocupantes. Entretanto, o MP10 e principalmente o NOx apresentam um importante incremento nas concentrações atmosféricas nos bairros da costa oeste da baía de Guanabara e na Ilha do Governador.


Abstract

Under the condition of one of the main and potentially responsible of the development of the Brazilian coastal municipalities, the port activity consists of a productive cluster that specializes in promoting the movement of merchandise from marine vessels, generating employment, income and foreign exchange and promoting the Brazilian trade balance. The objective of this work was to estimate the total atmospheric emissions of SO2 pollutants, PM10 and NOx, emitted in the operational routine of the Port of Rio de Janeiro, with the support of the development of an adequate inventory of emissions and the use of a transient Lagrangian model CALPUFF, to assess the corresponding impact of port activities with respect to concentrations on air quality in the metropolitan area of Rio de Janeiro from December 14, 2013 to December 23, 2013. The emissions inventory found that the more emitted pollutants are NOx and SO2, especially in the movements of ships and trucks. Regarding the MP10, its main contributor is the movement of pig iron and steel products in the port storage yards. The integrated analysis of simulated results showed good statistical indexes, compared with the environmental monitoring data. It was also found that SO2 has no concern values. However, PM10 and NOx mainly show a significant increase in atmospheric concentrations in the neighborhoods of the west coast of the Guanabara bay and of the Ilha do Governador.


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