Arnoldo Duarte Benther
Resumo
Este trabalho descreve uma metodologia para analisar o comportamento das curvas de pressão requerida em poços de petróleo durante a sua produção. Para tanto foi utilizada a seguinte metodologia: Análise Nodal de sistemas de produção em poços produtores de petróleo. Esta metodologia permitiu determinar a vazão de fluxo na qual os poços tem potencial de produzir, considerando a geometria do poço e as limitações de completação, as perdas de cargas e potenciais cenários de regimes de escoamento. Foram realizadas análises de cenários que incluem variações do corte de água, do diâmetro da tubulação, da pressão do reservatório e da razão gás-óleo para dois tipos de poços com geometria vertical e horizontal, em dois reservatórios distintos. As conclusões gerais deste trabalho são que a parcela de perda de pressão hidrostática tem uma influência importante dentro do cálculo representando cerca de 92% de todas as perdas de carga durante o escoamento. O diâmetro da tubulação tem uma influência significativa conforme a vazão aumenta induzindo um aumento na perda de pressão por atrito. Já a variação da razão de gás-óleo e corte de água mostraram também ganhos e perdas significativas devido às suas influências na densidade do fluido.
Abstract
This work describes a methodology to analyze the behavior of the vertical lift performance curves in oil wells during its production. To achieve this goal the following methodology was used: Nodal Analysis of production systems in oil producing wells. This methodology enabled determining the rate of flow in which the wells has the potential to produce, considering the well geometry and completion limitations, pressure losses and potential scenarios of flow regimes. Different scenarios were studied which included changes in water cut, pipe diameter, reservoir pressure and gas-oil ratio for two types of vertical and horizontal wells geometry in two distinct reservoirs were made. The general conclusions are that the hydrostatic pressure loss has a major influence in the calculation representing about 92% of all pressure losses during flow. The pipe diameter has a significant influence as the flow rate increases resulting in an increase in friction pressure loss. The variation of the gas-oil ratio and water cut also showed significant gains and losses respectively due to their influences on the fluid density.