Victor da Mata Bandeira
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de análise para avaliação dos danos devido à fadiga (VIV) em múltiplos vãos livres existentes ao longo da rota de dutos submarinos, devido às irregularidades do solo, existência de cruzamentos e eventual presença de suportes mecânicos para mitigação de vãos livres. Este prática de análise é pouco realizada no mercado offshore de maneira efetiva, ou seja, considerando as influências dinâmicas entre vãos adjacentes. Análises comparativas com diversas condições de solo e configurações de vão são realizadas demodo a avaliar como vãos adjacentes interferem entre si nas respostas dinâmicas, no que tange às frequências e modos naturais de vibração, bem como a vida útil do duto.
Abstract
This work aims to develop a methodology for fatigue damage evaluation due to VIV in multiple free spans existing along submarine pipeline routes, due to uneven seabed profiles, crossings and the need for mechanical supports to mitigate critical free spans. This practice is slightly performed in offshore design scenario effectively, i.e., considering dynamic influences among side spans. Comparative analyses with various soil conditions and free spans configurations are performed in order to evaluate how side spans can affect each other in dynamic responses namely, natural frequencies and vibration modes, as well as the fatigue life.