Aline Pires Veról

Título

 

Simulação da Propagação de Onda Decorrente de Ruptura de Barragem, Considerando a Planície de Inundação Associada a partir da Utilização de um Modelo Pseudobidimensional

 

Orientador(es)

 

Flávio Cesar Borba Mascarenhas e Marcelo Gomes Miguez

 

Resumo

 

A preocupação com possíveis acidentes com barragens vem se tornando um tema cada vez mais atual, o que se comprova pela tendência de institucionalização de sistemas de controle para essas obras. A ruptura de uma barragem é, em geral, um evento de proporções catastróficas. Uma maior segurança do vale de jusante, porém, pode ser proporcionada por meio da adoção de medidas integradas de gerenciamento de risco e emergências. Para a confecção dos planos de emergência, algumas informações são fundamentais, tais como os mapas de inundação contendo as profundidades de alagamento e os tempos de chegada da onda em cada ponto das áreas atingidas. Este trabalho avalia e valida a utilização de um modelo matemático pseudo-bidimensional, o MODCEL, desenvolvido por pesquisadores da UFRJ, e a sua capacidade de simular o fenômeno da propagação da onda de ruptura de barragem, oferecendo à comunidade científica mais uma ferramenta útil para o estudo de segurança das barragens. Uma característica distintiva deste modelo refere-se à sua capacidade de simular, de forma dinâmica, também as planícies de inundação associadas ao rio. O modelo foi utilizado para simular a ruptura hipotética da barragem de Funil, localizada no rio Paraíba do Sul, no Estado do Rio de Janeiro. 

 

Abstract

 

Nowadays, possible accidents concerning dams are becoming a frequent issue in technical discussions, which is proved by the trend of institutionalization of associated control systems. Dam break is usually a catastrophic event. The security of the downstream valley, however, can be provided through the adoption of integrated risk and emergencies management. Emergency plans, on their turn, need some information to be prepared, such as the flood maps containing water depths over the valley and the discharge peak times at each affected area. This work evaluates and validates the use of a pseudo bidimensional mathematical model, MODCEL, developed by researchers at UFRJ, and its ability to simulate the dam break wave, offering the scientific community another valuable tool for the study of dam safety. An important distinctive feature of this model refers to its capacity of dynamically simulate the river flood plains. The model was used to simulate the hypothetical dam break of Funil dam, situated at Paraíba do Sul River, State of Rio de Janeiro. 

 

Download


 

 

 

Imprimir